Zema avalia medida jurídica contra Gilmar: ‘Fala xenofóbica destratou milhões de brasileiros’
Ex-governador afirmou que avalia processar o ministro Gilmar Mendes após falas sobre seu sotaque

O ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato do Novo à presidência da República, Romeu Zema, afirmou neste sábado (25), que avalia entrar com uma ação contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por falas que considerou xenofóbicas sobre seu sotaque.
Em entrevista à reportagem da Itatiaia, em Uberaba, durante a abertura da Expozebu, Zema afirmou que Gilmar ofendeu milhões de brasileiros.
“O jurídico meu, do partido, está avaliando. É uma fala ofensiva, xenofóbica, que destrata milhões de brasileiros. Se ele teve oportunidade de estudar na Alemanha, em Coimbra, parabéns para ele. Ele parece se considerar, como os intocáveis de Brasília, uma casta superior. Enquanto está vivendo no luxo, nós brasileiros que trabalhamos estamos vivendo no lixo”, afirmou Zema.
Na quinta-feira (23), Gilmar concedeu duas entrevistas em que ironizou a forma de Zema falar. Ao comentar seu pedido para que o ex-governador seja incluído no inquérito das Fake News, relatado por Alexandre Moraes, o ministro do Supremo afirmou que ‘Zema fala uma língua lá no Timor Leste’.
“Ele fala um dialeto próximo do português, muitas vezes a gente não o entende, eu estava imaginando que ele fala uma língua lá do Timor Leste, o tétum ou coisa assim. De qualquer forma, no que for inteligível, é importante que a PGR, a Polícia Federal e o ministro Alexandre apreciem”, afirmou.
No dia seguinte, em outra entrevista, Gilmar chegou a dizer que poderia ofender Zema com montagens mostrando o ex-governador como um homossexual: “Imagine que comecemos a fazer bonecos do Zema como homossexual. Será que não é ofensivo?”. Horas depois, o ministro se desculpou pela fala.
‘Ministro está cercado de bajuladores’, diz Zema
Neste sábado (25), Zema afirmou que Gilmar conseguiu ofender homossexuais e milhões de brasileiros com suas entrevistas.
“Eu imaginava que o ministro Gilmar Mendes fosse um homem mais instruído. Em uma semana ele conseguiu ofender os homossexuais, conseguiu ofender os mineiros, os goianos, principalmente nós mineiros do Triângulo, que temos um sotaque bem característico. Eu converso igual milhões de brasileiros do interior, que levantam cedo para trabalhar, que pagam impostos. Faria bem ao ministro sair do seu gabinete para percorrer o Brasil e ver os danos que o Supremo tem causado a quem trabalha. Ele está muito cercado de bajuladores e tomando pouca consciência do Brasil real”, afirmou Zema.
Zema ainda citou os casos dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli e afirmou que eles precisam explicar as relações com o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
“Ele e os colegas é que viajaram em jatinhos com um criminoso. Um fez um contrato para a esposa, de R$ 129 milhões, outro teve um sociedade em hotel por R$ 30 milhões. Eu nunca estive com esse criminoso. Eles, ministros do Supremo, com uma conexão tão próxima. Tomando whisky e frequentando a residência de um criminoso. Ele deveria se explicar melhor. Está se preocupando com um tema pequeno”, afirmou o ex-governador.
Fabiano Frade é jornalista na Itatiaia e integra a equipe de Agro. Na emissora cobre também as pautas de cidades, economia, comportamento, mobilidade urbana, dentre outros temas. Já passou por várias rádios, TV's, além de agências de notícias e produtoras de conteúdo.
Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.
Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.


