Zanin vai relatar ação do PSD que tenta restabelecer segundo turno no Rio
Partido quer reverter decisão que retirou os votos de Anthony Garotinho do cálculo da eleição e pede que a disputa entre Douglas Ruas e Eduardo Paes seja realizada antes da diplomação; processo ficará sob relatoria do ministro Cristiano Zanin

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), será o relator da ação apresentada pelo PSD para tentar restabelecer o segundo turno da eleição para o governo do Rio de Janeiro entre Douglas Ruas (PL) e Eduardo Paes (PSD). O processo foi distribuído por prevenção, já que Zanin já havia analisado pedido anterior relacionado ao caso.
Na ação, o PSD contesta a decisão da Justiça Eleitoral que retirou do cálculo os votos do ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos). Com a exclusão dos 274 mil votos atribuídos a Garotinho, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro recalculou o resultado e declarou Douglas Ruas eleito em primeiro turno, com 50,88% dos votos válidos. Eduardo Paes ficou com 44,16%.
O partido pede que o STF restabeleça o segundo turno, previsto inicialmente para 25 de outubro, ou marque uma nova data antes da diplomação dos eleitos. A legenda sustenta que os votos dados a Garotinho, embora ele tenha sido considerado inelegível, deveriam ser contabilizados para definir a necessidade de uma segunda votação.
Na petição, o PSD também pediu que os ministros Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Dias Toffoli não fossem designados relatores, por já terem participado de julgamentos sobre o caso no Tribunal Superior Eleitoral.
Enquanto a disputa segue na Justiça, Eduardo Paes voltou a reconhecer publicamente a derrota nas redes sociais, mas o PSD mantém a estratégia de tentar reverter o resultado no Supremo.
Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.


