Itatiaia

Vídeo: ministra do TSE que barrou púlpito vazio de Lula já declarou voto no petista; assista

Vídeo de 2022, em que Estela Aranha aparece declarando voto em Lula, voltou a circular após decisão da ministra do TSE que proibiu a Globo de exibir o púlpito vazio do petista no debate

Por, Brasília
Ministra do TSE Estela Aranha
Ministra do TSE Estela Aranha • Reprodução

Um vídeo de 2022 voltou a circular nas redes sociais e mostra Estela Aranha, hoje ministra do Tribunal Superior Eleitoral, declarando voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno daquela eleição.

A gravação foi feita durante um encontro realizado em São Paulo, no período da campanha presidencial. Na ocasião, Aranha apareceu entre profissionais que gravaram mensagens de apoio ao petista. 

No vídeo, a então advogada afirma que votaria em Lula para, segundo ela, conter o avanço do autoritarismo e defender o Estado Democrático de Direito e a democracia.

A gravação voltou a ganhar repercussão nesta semana, depois que Aranha, agora integrante do TSE, determinou que a TV Globo não exibisse o púlpito reservado a Lula durante o debate presidencial de quinta-feira.

A ministra Estela Aranha também já fez doações para candidatos do PT e do PSOL no passado, antes de atuar na Corte. 

A ministra atendeu a um pedido da federação formada por PT, PCdoB e Rede. Na decisão, argumentou que a exibição do espaço vazio poderia produzir efeitos sobre a candidatura e pressionar candidatos a participar do debate, cuja presença é facultativa.

A Globo acabou cancelando o debate após uma série de decisões judiciais e a desistência de candidatos.

Estela Aranha foi nomeada para o TSE em 2025 pelo presidente Lula. Antes de chegar à Corte eleitoral, ela ocupou cargos no Ministério da Justiça durante o governo petista.

Procurada, a ministra não quis comentar o vídeo, e até o momento, não houve manifestação pública do TSE sobre a gravação.

Por, Repórter

João Pedro Melo é jornalista, formado pelo UniCEUB. Tem mais de dez anos de experiência na cobertura de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Teve passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação como repórter de política na TV e no rádio.

 

 

Belo Horizonte