Belo Horizonte
Itatiaia

Trump 'mistura tudo numa coisa só' ao relacionar tarifaço a julgamento de Bolsonaro, diz Lula

Em entrevista ao NYT, presidente brasileiro disse que Bolsonaro tem direito a ampla defesa, apesar da acusação de 'caça às bruxas' alegada por Trump

Por
O presidente Lula e o candidato ao comando dos EUA Donad Trump

Às vésperas da implementação do 'tarifaço' imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar a postura de Trump no episódio que pode resultar na taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Em entrevista ao jornal The New York Times nesta quarta-feira (30), Lula acusou o presidente dos EUA de misturar interesses políticos e comerciais.

Incomodado com a falta de diálogo com Washington, o presidente brasileiro disse que tem buscado uma saída diplomática desde maio, mas não obteve resposta. “O que está impedindo é que ninguém quer conversar”, lamentou.

Ainda segundo Lula, os brasileiros e os americanos sairão perdendo se a crise se aprofundar e cobrou respeito na forma como a negociação está sendo tratada. “Quero ser respeitado. Eu trato todo mundo com muito respeito, mas quero ser tratado com respeito também”, disse.

Pragmático, o presidente já sinaliza outros caminhos para a economia brasileira: “Se os Estados Unidos não quiserem comprar algo nosso, vamos procurar quem queira. Temos uma relação comercial extraordinária com a China.”

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio