Belo Horizonte
Itatiaia

Tragédia de Brumadinho: Lula defende mais fiscalização e prevenção em projetos de mineração

Rompimento de barragem completou 5 anos nesta quinta-feira (25)

Por
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em manifestação alusiva aos 5 anos da tragédia da Vale que matou 272 pessoas em Brumadinho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu “amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração” para barrar novos acidentes do tipo.

A manifestação do presidente foi publicada no X (antigo Twitter) às 12h28 desta quinta (25), mesmo horário em que houve o rompimento da mina do Córrego do Feijão há cinco anos.

Silveira pediu justiça

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), também se manifestou sobre o desastre em suas redes sociais. Em três publicações na rede X (antigo Twitter), ele cobrou responsabilização dos culpados e que sua gestão à frente da pasta é pautada "por uma mineração séria, segura, que reduz os impactos na comunidades".

Por

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.