Belo Horizonte
Itatiaia

Silvinei Vasques chega a Brasília em avião da PF

Ex-PRF foi entregue às autoridades brasileiras na fronteira após tentativa de fuga

Por e 
Silvinei Vasques chega a Brasília após tentativa de fuga
Silvinei Vasques chega a Brasília após tentativa de fuga • Aline Pessanha / Itatiaia

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques chegou neste sábado (27) a Brasília. Do aeroporto, ele seguiu para sede da Polícia Federal (PF).

A chegada ocorre após Silvinei ser transferido de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Vasques tentava fugir após ser condenado por tentativa de golpe.

O caso

Silvinei foi preso no Paraguai e entregue às autoridades brasileiras, ficando inicialmente sob custódia em Foz do Iguaçu, no Paraná. A transferência ocorreu após a determinação do STF para que ele siga cumprindo a prisão no âmbito das investigações que tramitam na Corte.

A prisão de Silvinei levou o Supremo a reforçar medidas de controle sobre outros condenados, após o ex-diretor ter deixado o país mesmo estando submetido a medidas cautelares. O episódio resultou em uma operação da Polícia Federal, que cumpriu mandados de prisão domiciliar e impôs restrições adicionais em diferentes estados.

Paralelamente à transferência, a defesa de Silvinei apresentou pedido ao ministro Alexandre de Moraes para que a prisão cautelar seja cumprida em Santa Catarina, e não em Brasília.

Os advogados argumentam que o ex-diretor mantém vínculos familiares, sociais e profissionais no estado, o que, segundo a defesa, contribuiria para a preservação de sua integridade física e psicológica, além de facilitar o trabalho jurídico.

De forma subsidiária, caso o ministro entenda pela necessidade de custódia em Brasília, a defesa solicitou que Silvinei seja recolhido à unidade conhecida como “Papudinha”, destinada a presos que demandam maior segurança, com o objetivo de reduzir riscos à integridade do réu.

Os advogados afirmam que não questionam a legalidade da prisão nem alegam risco de fuga, limitando o pedido exclusivamente às condições e ao local de custódia. O STF ainda não se manifestou sobre o requerimento.

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Tópicos