Itatiaia

Saiba quem é Frederico Siqueira, novo ministro das Comunicações

Presidente da Telebras foi oficializado no comando da pasta nesta quinta (24) pelo presidente Lula

Por e 
O novo ministro das Comunicações, Frederico Siqueira • Telebras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o engenheiro Frederico de Siqueira Filho para comandar o Ministério das Comunicações. A nomeação e posse ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), no Palácio do Planalto. Indicado pelo União Brasil, ele comandava a Telebras desde maio de 2023.

Siqueira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua na área de telecomunicações há 26 anos. Começou a carreira em 1997, como coordenador técnico de engenharia na Autelserv Telecomunicações. Cinco anos depois, assumiu a gerência de Vendas Empresariais na Oi para as regiões de Pernambuco, Paraíba e Bahia.

Na empresa, também ocupou a diretoria de Relações Institucionais da Oi Brasil e foi diretor de Vendas Corporativas Governo na Oi Soluções, cargo em que estava até assumir a presidência da Telebras.

Ele assume o Ministério das Comunicações após o ex-ministro Juscelino Filho (União-MA) ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostas irregularidades no uso de emendas parlamentares. A pasta estava sem comando desde 8 de abril.

Siqueira foi empossado sem muito alarde, em uma cerimônia fechada no Palácio do Planalto. Em uma carta divulgada após a confirmação da indicação, ele agradeceu ao convite e pregou a continuidade dos trabalhos de seu antecessor.

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte