Belo Horizonte
Itatiaia

Saiba como será a posse de Nunes Marques no TSE

Cerimônia terá rito tradicional da Justiça Eleitoral, presença de autoridades dos Três Poderes e posse de André Mendonça na vice-presidência da Corte

Por
O ministro Nunes Marques, o novo presidente do TSE
O ministro Nunes Marques, o novo presidente do TSE • Alejandro Zambrana/Secom/TSE

O ministro Kassio Nunes Marques toma posse nesta terça-feira (12) na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em uma cerimônia marcada pelo rito tradicional da Justiça Eleitoral, com juramento constitucional, assinatura do livro oficial da Corte e discursos de integrantes do Judiciário e da advocacia.

A sessão será aberta pela atual presidente do tribunal, Cármen Lúcia, responsável por conduzir a transmissão do cargo. Depois de assumir formalmente a presidência, Nunes Marques dará posse ao ministro André Mendonça na vice-presidência da Corte.

Também discursam durante a solenidade o ministro Antônio Carlos Ferreira, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o presidente da OAB, Beto Simonetti. Caberá a Nunes Marques encerrar a cerimônia com um pronunciamento sobre as diretrizes da nova gestão.

A posse ocorrerá às 19h no plenário do TSE, em Brasília, com presença prevista de autoridades dos Três Poderes. Confirmaram participação o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o presidente da Câmara, Hugo Motta, e o presidente do STF, Edson Fachin.

Segundo o tribunal, ex-presidentes da República também foram convidados. Estão na lista Jair Bolsonaro e Fernando Collor de Mello, ambos em prisão domiciliar. A participação deles depende de autorização do ministro Alexandre de Moraes.

Após a solenidade, o tribunal prevê uma recepção aos convidados e um jantar organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).