Reunião do PL mineiro define voto conjunto, mas sem decidir em qual candidato
Na Assembleia, a sensação é que o partido pode decidir os rumos da disputa à presidência da Casa
Durou pouco mais de duas horas a reunião do PL mineiro nesta quinta-feira (19), e teve um desfecho ainda inconclusivo. Os nove deputados do partido acertaram em conjunto que irão votar no mesmo candidato à presidência da Assembleia Legislativa, mas não bateram martelo se o escolhido será Tadeu Martins Leite (MDB) ou Roberto Andrade (Patriota).
A reunião estava marcada para o gabinete do deputado estadual Gustavo Santana (PL), mas seguiu para um restaurante próximo à Assembleia Legislativa.
Na Assembleia, a sensação é que a bancada do PL pode decidir os rumos da eleição: com nove votos, dificilmente o partido não pesará no placar final entre Tadeu e Roberto. Atualmente não há uma contagem "certa", mas os dois lados apostam numa disputa acirrada.
O encontro, antes sigiloso, foi convocado por Santana para convencer os colegas a apoiarem a candidatura de Tadeu Martins Leite, mas há resistência por parte da bancada por conta de relações individuais com o governo Zema, que apoia Roberto Andrade.
Antes considerado aliado próximo do governo, Santana rompeu com a base depois de anunciar que apoiaria Tadeu e articular pela aprovação de projetos que o Executivo era contra, como a PEC que aumentava as emendas parlamentares.
A ruptura de Gustavo Santana com o governo foi dura. Interlocutores afirmaram à coluna que o deputado chegou a "discutir pesado" com articuladores políticos do Executivo. Até por isso, o pai do parlamentar, o ex-deputado e presidente do PL mineiro José Santana entrou em campo para tentar, de vez, tirar o PL do apoio a Roberto Andrade.
Só que um outro líder partidário entrou em cena: segundo fontes ligadas ao PL, o presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, tenta, desde terça-feira (17), convencer a bancada a permanecer apoiando Zema.
Ao todo, o PL possui nove deputados estaduais eleitos para a próxima legislatura, que se inicia no próximo dia 1º - data, também, da eleição.
Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.
