Belo Horizonte
Itatiaia

Presa na Itália, Zambelli dá depoimento remoto à Câmara

CCJ da Câmara ouve Carla Zambelli em processo sobre perda de mandato

Por
Zambelli em depoimento remoto à CCJ da Câmara
Zambelli em depoimento remoto à CCJ da Câmara • Reprodução / Câmara dos Deputados

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados ouve, nesta quarta-feira (24), a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). Na pauta, está o processo que pode resultar na perda de mandato da parlamentar por condenação criminal.

Carla Zambelli está presa na Itália desde julho e há expectativa de julgamento de pedido de extradição para o Brasil. Com isso, a deputada participa da comissão por videoconferência.

Após os depoimentos, o relator Diego Garcia (Republicanos-PR) deverá apresentar seu parecer em até cinco sessões. Depois, o texto aprovado pela comissão segue para análise do plenário da Câmara. Por lá, a cassação do mandato só se confirma com maioria absoluta — ou seja, pelo menos 257 votos favoráveis.

O caso

Por

Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia.

Tópicos