Ouvindo...

Prefeitura de cidade mineira protocola projeto de Tarifa Zero no transporte público

Proposta apresentada à Câmara Municipal prevê cobrança de tarifa a empresas para custear sistemas e cita melhorias econômicas, sociais e ambientais na gratuidade

Prefeitura de cidade mineira apresenta projeto de Tarifa Zero no transporte público

Um projeto de lei que institui a Tarifa Zero no transporte coletivo urbano foi enviado à Câmara Municipal de Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, pela prefeitura. A ideia é custear a passagem através do fundo municipal de transporte.

De acordo o projeto da prefeita da cidade, Margarida Salomão (PT), parte dos recursos deste fundo teria origem no pagamento de uma tarifa técnica mensal realizada por empresas que têm a partir de dez trabalhadores, dos setores público e privado.

“Estamos mudando a lógica da mobilidade urbana com coragem e responsabilidade. A Tarifa Zero é um avanço civilizatório, que integra a cidade, melhora a vida das pessoas e fortalece a economia local”, disse a prefeita.

Leia também

A prefeitura ainda apresentou simulações de pesquisadores e economistas da Universidade Federal de Juiz de Fora que afirmam que a Tarifa Zero pode elevar em quase 30% o consumo das famílias da cidade até 2040, o que, de acordo com o executivo, fortalece o comércio local, os serviços e os investimentos das empresas.

Estima-se, ainda, que o emprego cresça 9,1% até 2040 com a medida - com um acréscimo de R$ 1,7 bilhão à economia da cidade, acima do custo do fundo que financia o sistema.

Outras melhorias

O projeto também cita benefícios sociais, com o aumento do acesso de populações vulneráveis à cidade, além de melhor deslocamento de populações periféricas a estudo, saúde, trabalho e lazer.

Por fim, a gratuidade no transporte coletivo também traria benefícios ambientais através do incentivo para que a população troque os carros pelo transporte público, segundo a prefeitura.

Ainda não há prazo para tramitação do projeto na Câmara Municipal. Em caso de aprovação, Juiz de Fora será a primeira cidade brasileira com mais de 500 mil habitantes a ter uma política de Tarifa Zero para todas as pessoas físicas usuárias do sistema de ônibus.

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.