Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeito de Guanhães é afastado por suspeita de uso indevido de recursos públicos

Decisão judicial aponta indícios de improbidade em contrato com empresa de locação; Evandro Lott já está preso preventivamente em outro processo

Por
Prefeitura de Guanhães / Reprodução.

O prefeito de Guanhães, Evandro Lott Moreira (Republicanos), foi afastado do cargo por decisão judicial no âmbito de uma investigação que apura possíveis irregularidades na execução de um contrato firmado pela prefeitura. A medida, de caráter cautelar, foi determinada pelo juiz Otavio Scalope Nevony, da 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais da comarca, pelo prazo inicial de 90 dias.

A decisão atende a um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que aponta indícios robustos de improbidade administrativa envolvendo o Contrato nº 029/2025, firmado entre o município e a empresa TERCON Locações e Transportes Ltda., sediada em São João Evangelista.

Segundo o magistrado, há elementos que indicam o uso indevido de maquinário contratado pela prefeitura para fins particulares. Entre as suspeitas, está a utilização de equipamentos em uma propriedade rural ligada ao prefeito, com cobrança dos serviços como se tivessem sido prestados à coletividade.

A decisão também cita divergências entre documentos internos da empresa e registros oficiais do município, além de indícios de “contabilidade paralela” e sobreposição de cobranças. O valor estimado do possível uso irregular ultrapassa R$ 133 mil.

Outro ponto considerado pelo juiz foi o risco de interferência nas investigações, incluindo possível intimidação de testemunhas. O fato de Evandro Lott Moreira já estar preso preventivamente em outro processo também pesou na decisão, reforçando a necessidade do afastamento para garantir a instrução processual.

Com a medida, o prefeito fica proibido de acessar a sede da prefeitura, manter contato com servidores e testemunhas e utilizar sistemas administrativos do município. A decisão também determina a comunicação oficial à prefeitura, à Câmara Municipal e ao Tribunal de Contas. O vice-prefeito assume o cargo conforme previsto na legislação.

Contexto

O afastamento ocorre poucos dias após a prisão preventiva de Evandro Lott Moreira, realizada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) no dia 1º de abril. O caso tramita sob sigilo.

Na semana anterior, o prefeito já havia sido alvo de uma operação policial que cumpriu medidas cautelares na Prefeitura de Guanhães e na residência dele. Na ocasião, a investigação estava relacionada a um caso de violência doméstica e familiar.

Em nota divulgada na época, Moreira afirmou que a operação não tinha relação com sua atuação como prefeito e que colaboraria com as autoridades. Ele também declarou compromisso com a transparência e a continuidade da gestão pública.

Por

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.