Pets nos supermercados? Vereadores batem boca nas redes após aprovação de projeto
Projeto que foi aprovado pelos vereadores de BH em primeiro turno na semana passada gerou polêmica e troca de alfinetadas nas redes sociais

Aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na semana passada, o projeto que libera a entrada de animais de estimação em supermercados foi motivo de bate-boca entre vereadores nas redes sociais neste final de semana.
Em uma postagem sobre a medida aprovada, a vereadora Marcela Trópia (Novo) contou que foi o voto contrário e justificou sua decisão. “Fui a única vereadora a votar contra e fazer emendas para evitar que esse projeto passe. Mesmo amando animais, acredito que um local com alimentos expostos, ainda que haja controle dos tutores pode gerar situações de risco sanitário e convivência entre os próprios animais”, escreveu a vereadora.
O vereador Wanderley Porto (PRD), autor do projeto, rebateu Trópia e alfinetou a colega de Câmara: “Marcela Trópia demonstrou total desconhecimento do projeto, principalmente dos protocolos de segurança. Mas sempre você gosta de jogar para a galera né, Marcela? Desculpe, Trópia. Mais um ponto: para suas emendas terem chances de sucesso, tente participar do plenário presencialmente no dia. Pois participar presencialmente, não tem sido o seu forte”.
Marcela Trópia respondeu: “Wanderley Porto, eu represento o posicionamento de centenas de supermercados e, claramente, da população… basta ver os comentários nesse post. Fazer emendas a projetos é minha prerrogativa de parlamentar, não fique ofendido e se não forem aprovadas, faz parte. Enquanto o plenário for espaço de projetos caça like, ao invés de focar nos problemas reais da cidade: lixo, pessoas nas ruas, saúde, educação, transporte, eu prefiro trabalhar fora de lá mesmo… mas quem quer jogar pra galera sou eu né? Rs”.
E o bate-boca continuou, com nova postagem de Wanderley Porto: “Entendi Marcela Trópia, defesa dos supermercados e não da população? Você é tão liberal e contra uma regra que torne o mercado livre? Hoje a lei proíbe, a mudança que faço, construída com a Prefeitura, visa apenas autorizar quem queira. Livre mercado, quem quiser aderir e quem não quiser, não adere, simples. Ficou meio contraditório sua posição”.
Na terça-feira (16), a Câmara Municipal aprovou, por 30 votos favoráveis, um contrário e cinco abstenções, o projeto de lei que libera a entrada de animais de estimação em hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares na capital mineira. A votação ocorreu em primeiro turno e será novamente discutida pelos vereadores.
A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.



