Belo Horizonte
Itatiaia

Pets nos supermercados? Vereadores batem boca nas redes após aprovação de projeto

Projeto que foi aprovado pelos vereadores de BH em primeiro turno na semana passada gerou polêmica e troca de alfinetadas nas redes sociais

Por
Tarcísio veta projeto que impediria venda de animais em pet shops em SP
Tarcísio veta projeto que impediria venda de animais em pet shops em SP • CNN Brasil

 

Aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na semana passada, o projeto que libera a entrada de animais de estimação em supermercados foi motivo de bate-boca entre vereadores nas redes sociais neste final de semana.

Em uma postagem sobre a medida aprovada, a vereadora Marcela Trópia (Novo) contou que foi o voto contrário e justificou sua decisão. “Fui a única vereadora a votar contra e fazer emendas para evitar que esse projeto passe. Mesmo amando animais, acredito que um local com alimentos expostos, ainda que haja controle dos tutores pode gerar situações de risco sanitário e convivência entre os próprios animais”, escreveu a vereadora.

O vereador Wanderley Porto (PRD), autor do projeto, rebateu Trópia e alfinetou a colega de Câmara: “Marcela Trópia demonstrou total desconhecimento do projeto, principalmente dos protocolos de segurança. Mas sempre você gosta de jogar para a galera né, Marcela? Desculpe, Trópia. Mais um ponto: para suas emendas terem chances de sucesso, tente participar do plenário presencialmente no dia. Pois participar presencialmente, não tem sido o seu forte”.

Marcela Trópia respondeu: “Wanderley Porto, eu represento o posicionamento de centenas de supermercados e, claramente, da população… basta ver os comentários nesse post. Fazer emendas a projetos é minha prerrogativa de parlamentar, não fique ofendido e se não forem aprovadas, faz parte. Enquanto o plenário for espaço de projetos caça like, ao invés de focar nos problemas reais da cidade: lixo, pessoas nas ruas, saúde, educação, transporte, eu prefiro trabalhar fora de lá mesmo… mas quem quer jogar pra galera sou eu né? Rs”.

E o bate-boca continuou, com nova postagem de Wanderley Porto: “Entendi Marcela Trópia, defesa dos supermercados e não da população? Você é tão liberal e contra uma regra que torne o mercado livre? Hoje a lei proíbe, a mudança que faço, construída com a Prefeitura, visa apenas autorizar quem queira. Livre mercado, quem quiser aderir e quem não quiser, não adere, simples. Ficou meio contraditório sua posição”.

Na terça-feira (16), a Câmara Municipal aprovou, por 30 votos favoráveis, um contrário e cinco abstenções, o projeto de lei que libera a entrada de animais de estimação em hipermercados, supermercados e estabelecimentos similares na capital mineira. A votação ocorreu em primeiro turno e será novamente discutida pelos vereadores.

Por

A coluna Poder em Minas é um espaço para a publicação de informações de bastidores, análises e apurações exclusivas dos repórteres de política da Itatiaia. A partir dos textos no portal e vídeos nas redes sociais, a equipe da redação mantém os ouvintes, espectadores e leitores bem informados sobre as movimentações que arquitetam o cenário das eleições de 2026.