Itatiaia

Papa Francisco recebe ministro e ressalta papel do Brasil em meio a emergência climática

Pontífice recebeu o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em uma reunião privada nesta sexta-feira, no Vaticano

Por e 
Ministro Alexandre Silveira em encontro com o Papa Francisco, no Vaticano • Vatican Media

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu nesta sexta-feira (3) com o Papa Francisco, no Vaticano, em um encontro que teve como pauta o papel brasileiro na condução do diálogo sobre a transição energética e o combate à pobreza. Na conversa com o ministro, o Pontífice demonstrou preocupação com a situação de emergência climática, razão pela qual ocorrem catástrofes como as enchentes no Rio Grande do Sul.

Durante o encontro, Silveira entregou ao líder da Igreja Católica uma carta aberta do Brasil em que o país defende princípios éticos para que o mundo siga adiante com uma política de transição energética, ressaltando o combate à pobreza energética

Segundo o ministro, o pontífice ressaltou o papel do Estado nessa tarefa e que qualquer política de transição energética, além de ser justa e inclusiva, deve ser obrigatória.

Segundo o ministro, o Papa Francisco será um aliado do Brasil diante dos compromissos firmados na COP 28, em Dubai, e das discussões sobre matriz energética e mudança do clima que o país lidera na presidência do G20.

“Estamos integralmente comprometidos em buscar avanços importantes para a agenda da transição energética no âmbito das 20 maiores economias do mundo. O tema da transição energética ganhou ainda mais relevância depois da COP 28. Já durante a nossa presidência no G20, temos trabalhado de forma ativa para alcançarmos entregas efetivas em relação a esse tema para intensificar ainda mais os resultados da COP 30, que ocorrerá na nossa querida cidade de Belém, no estado do Pará”, afirmou o ministro de Minas e Energia brasileiro.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

 

 

Belo Horizonte
Papa Francisco recebe ministro e ressalta papel do Brasil em meio a emergência climática | Rádio Itatiaia