Itatiaia

Operação da PF mira financiadores de ‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro

Operação foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do STF, e mira pessoas ligadas à produção de Dark Horse, que aborda a trajetória do ex-presidente Jair Bolsonaro

Por e 
Operação da PF mira financiadores de ‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro
Operação da PF mira financiadores de ‘Dark Horse’, filme sobre Bolsonaro • Foto: Divulgação

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (10) 49 mandados de busca e apreensão contra nomes ligados ao financiamento do filme Dark Horse, sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. A operação "Make UP" foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator de um inquérito que apura o suposto desvio de emendas parlamentares para organizações ligadas ao filme.

Entre os alvos da operação está o deputado Mario Frias (PL-SP) e a dona da produtora do filme, Karina Gama. Os mandados são cumpridos em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal.

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam para a existência de uma organização criminosa, formada por agentes públicos e privados, suspeita de direcionar os valores recebidos para empresas subcontratadas de forma irregular, sem comprovação da efetiva prestação dos serviços contratados.

Ainda de acordo com as apurações, as tentativas de ocultar os desvios teriam se estendidos até julho deste ano. Rastreamento financeiros identificaram ainda, a movimentação de milhões de reais entre as empresas que integram o esquema investigado.

Os possíveis crimes envolvem peculato, falsidade documental, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crimes de licitação. Não foram cumpridos mandados de prisão.

Por

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduado em política e relações internacionais. Tem mais de 13 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.

Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

 

 

Belo Horizonte