‘No Brasil, se alguém é homem, branco, heterossexual e bem-sucedido, é rotulado de carrasco’, diz Zema
Declaração foi dada pelo governador nesta terça (30), durante lançamento de iniciativa para atender mulheres vítimas de violência no carnaval

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), fez, nesta terça-feira (30), um discurso contra “rótulos” dados a cidadãos. Segundo ele, classificações podem ser “perigosíssimas”. “Se alguém é homem, branco, heterossexual e bem-sucedido, pronto: rotulado de carrasco”, disse.
A declaração de Zema foi dada em Belo Horizonte, durante o lançamento do Plantão Integrado Acolhe minas, destinado a auxiliar mulheres que precisarem de apoio e atenção em casos de violência durante os dias de carnaval.
Governador assegura apoio às mulheres
O Plantão Acolhe minas, lançado nesta terça, vai funcionar no prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul da capital. A estrutura contará com representantes de entidades como Polícia Militar, da Secretaria de Estado de Saúde (SES), do Ministério Público e da Defensoria Pública.
Um levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) apontou a importunação sexual como o principal tipo de violência cometido contra as mulheres a reboque do carnaval.
“Este carnaval vai dar um apoio às mulheres como nunca se teve. O atendimento aqui (será) 100% composto por mulheres. Mulher tem de falar com mulher”, explicou Zema, ao comentar os procedimentos adotados pelos profissionais que estarão de plantão na sede do Iepha-MG.
De acordo com o governador, as defensoras públicas terão papel importante no acolhimento às foliãs que procurarem acolhimento do poder público.
“A Defensoria Pública, que defende negros, mulheres e os mais pobres, nunca recebeu tanto apoio do governo do estado como em meu governo. Olhem os valores repassados, a estrutura e o que a Defensoria tem feito. Talvez não estejamos fazendo a propaganda, porque o que conta é a propaganda - e não a realidade”, completou
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Graduado em Jornalismo, é repórter de Política na Itatiaia. Antes, foi repórter especial do Estado de Minas e participante do podcast de Política do Portal Uai. Tem passagem, também, pelo Superesportes.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.




