Belo Horizonte
Itatiaia

Negociadores da UE e Mercosul se reúnem dia 15 em Brasília, diz ministro

Um dos entraves para o acordo União Europeia-Mercosul está no combate ao desmatamento

Por
Após racha no governo, Brasil envia ao Mercosul sugestão de contraproposta para acordo com UE.
Após racha no governo, Brasil envia ao Mercosul sugestão de contraproposta para acordo com UE. • CNN Brasil

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que os negociadores da União Europeia e do Mercosul terão uma reunião presencial em Brasília no dia 15 de setembro para tentarem avançar no acordo entre os dois blocos.

A declaração de Vieira foi dada ao programa Canal Livre, da Band divulgado neste domingo, 3. Segundo Vieira, a posição do Brasil e dos demais países do Mercosul "é muito clara" em relação a questões de protecionismo envolvendo o meio ambiente.

"No dia 15 de setembro teremos uma reunião presencial. Negociadores da União Europeia virão a Brasília para avançarmos mais nessa discussão", disse Vieira.

"Nossa posição é muito clara, Lula já disse que não pode aceitar que a proteção do meio ambiente seja usada como medida protecionista. O Brasil tem posição clara sobre meio ambiente, Lula já apresentou pontos na última COP, e nós temos boas razões para estarmos otimistas", completou.

Segundo Vieira, a posição do Brasil e dos demais países do Mercosul "é muito clara" em relação a questões de protecionismo envolvendo o meio ambiente.

"Os outros países do Mercosul têm a mesma posição, já conversei com chanceleres do Uruguai, Argentina e Paraguai, inclusive me acompanharam na reunião da Celac, quando tivemos reunião com negociadores europeus. Precisamos negociar e encontrar um ponto central em que os interesses do Mercosul estejam atendidos", disse Vieira.

Um dos entraves para o acordo União Europeia-Mercosul está justamente no combate ao desmatamento. A UE apresentou uma proposta que inclui sanções caso metas ambientais e climáticas não sejam cumpridas pelos países sul-americanos. A proposta desagradou aos países do Mercosul e levou a críticas públicas do presidente Lula.

Por

Acompanhe as últimas notícias produzidas pelo Estadão Conteúdo, publicadas na Itatiaia.