Belo Horizonte
Itatiaia

Moraes pede explicações ao Itamaraty sobre visita de assessor dos EUA a Bolsonaro

Ministro quer saber se Darren Beattie tem agenda oficial no Brasil e se houve pedido diplomático para a visita

Por e 
Moraes pede explicações ao Itamaraty sobre visita de assessor dos EUA, Darren Beattie, a Bolsonaro na prisão
Darren Beattie, assessor de Trump e ex-presidente, Jair Bolsonaro • Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou ao ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, esclarecimentos sobre a agenda no Brasil de Darren Beattie, assessor do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que pretende visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro no Complexo da Papuda, em Brasília.

O pedido de esclarecimentos surgiu após um novo requerimento apresentado pela defesa do ex-presidente. Os advogados solicitaram autorização para que Beattie, apresentado como Senior Advisor for Brazil Policy do Departamento de Estado norte americano, pudesse visitar Bolsonaro na prisão, acompanhado de intérprete.

Inicialmente, Moraes havia autorizado a visita, definindo data e horário para o encontro. No entanto, a defesa voltou ao Supremo pedindo alteração no agendamento, alegando conflito com compromissos diplomáticos do assessor americano durante a passagem pelo Brasil.

Diante da solicitação, Moraes decidiu acionar oficialmente o Itamaraty. No despacho, o ministro pediu que Mauro Vieira informe se Darren Beattie possui agenda diplomática oficial no país e também se houve pedido formal, por meio dos canais diplomáticos, para a realização da visita ao ex presidente na prisão.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Tópicos