Militares presos por plano de golpe queriam matar Lula envenenado
Um policial federal e quatro militares, incluindo um general da reserva, foram detidos na ação que ocorre nesta terça-feira (19)

O grupo de militares do Exército que planejava um golpe de Estado no Brasil no fim de 2022 tinha a ideia de matar por envenenamento o então presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A informação consta em relatório da Polícia Federal (PF) entregue ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Para execução do presidente Lula, o documento descreve, considerando sua vulnerabilidade de saúde e ida frequente a hospitais, a possibilidade de utilização de envenenamento ou uso de químicos para causar um colapso orgânico”, diz o documento.
O plano golpista também incluía o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin. O grupo queria tirar a ideia do papel em dezembro de 2022, dias antes de Lula e Alckmin assumirem o poder.
As prisões ocorreram nas cidades do Rio de Janeiro, Goiás, Amazonas e Distrito Federal. Além disso, também são cumpridos três mandados de busca e apreensão e 15 medidas cautelares diversas da prisão, que incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de se ausentar do país, com entrega de passaportes no prazo de 24 horas, e a suspensão do exercício de funções públicas.
Os presos são:
- Tenente-coronel Hélio Ferreira Lima (ex-comandante da 3ª Companhia de Forças Especiais em Manaus)
- General Mario Fernandes (ex-comandante de Operações Especiais do Exército - ‘kids pretos’. Também foi assessor da presidência durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro)
- Tenente-coronel Rafael Martins de Oliveira (integrante das Forças Especiais - ‘kids pretos’)
- Tenente-coronel Rodrigo Bezerra de Azevedo (integrante das Forças Especiais - ‘kids pretos’)
- Wladimir Matos Soares (policial federal lotado na Superintendência Regional do Distrito Federal)
É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.



