Mendonça cobra PGR sobre mensagem de Vorcaro atribuída a Moraes
Ministro quer esclarecimentos sobre conversa em que banqueiro teria pedido “proteção” a autoridades

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu à Procuradoria-Geral da República (PGR) informações complementares sobre uma mensagem de WhatsApp atribuída ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, no âmbito das investigações do caso Banco Master.
Segundo relatório da Polícia Federal, a mensagem menciona a necessidade de “proteção” de duas autoridades: Andrei Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal, e Paulo Gonet, procurador-geral da República.
Inicialmente, os investigadores não haviam identificado com segurança o destinatário da mensagem. Após novas apurações, porém, a PF concluiu que o texto teria sido enviado por Vorcaro ao ministro Alexandre de Moraes, também do STF.
O pedido de Mendonça ocorre dentro da investigação que apura as relações e possíveis irregularidades envolvendo o Banco Master e seu antigo controlador.
A mensagem foi encontrada no celular de Vorcaro durante as diligências da Polícia Federal. No texto analisado pelos investigadores, o banqueiro faz referência a “Andrei” e “Paulo” e afirma precisar da proteção deles.
A existência da mensagem e a análise feita pela Polícia Federal são diferentes de uma eventual comprovação de que Andrei Rodrigues ou Paulo Gonet tenham oferecido algum tipo de proteção ao banqueiro.
Até o momento, as informações divulgadas apontam para uma solicitação de esclarecimentos feita por Mendonça justamente para compreender o contexto da conversa.
O conteúdo também não significa, por si só, que Alexandre de Moraes tenha atendido a qualquer pedido feito por Vorcaro. A PF identificou o ministro como destinatário da mensagem, mas o pedido de Mendonça à PGR busca justamente obter mais elementos sobre o episódio
Daniel Vorcaro é investigado em diferentes frentes relacionadas ao Banco Master. As apurações da PF já identificaram outras mensagens e contatos do empresário com autoridades e integrantes do sistema financeiro.
Em junho, por exemplo, um relatório da Polícia Federal apontou que Vorcaro teria tentado acionar Andrei Rodrigues e Paulo Gonet pouco antes de sua primeira prisão, em novembro de 2025. Segundo o documento, ele teria pedido a um interlocutor que reforçasse junto às autoridades que seus subordinados não praticassem determinadas ações contra ele.
João Pedro Melo é jornalista, formado pelo UniCEUB. Tem mais de dez anos de experiência na cobertura de Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal. Teve passagens pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação como repórter de política na TV e no rádio.



