Marina Silva diz que mineradoras rejeitaram proposta sobre acordo de Mariana: 'Se retiraram da mesa'
A ministra do Meio Ambiente concedeu entrevista à Itatiaia nesta segunda (13), e disse que o governo segue disposto a negociar com empresas no caso de Mariana

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, concedeu entrevista à Itatiaia nesta segunda-feira (13). Questionada sobre a União ter rejeitado propostas das empresas para o acordo de Mariana, a ministra disse que “as empresas que rejeitaram a proposta do governo, que foi debatida no Executivo e com os órgãos de acompanhamento [do caso]”.
“O governo federal continua inteiramente aberto para que eles façam a reparação do grave problema que aconteceu em Minas Gerais”, disse ela. “O que não pode é o prejuízo ser causado pelas empresas e ser depositado para que os Estados e a União façam o pagamento do prejuízo”, completou.
Manifestação da Samarco
"A Samarco permanece aberta ao diálogo e busca concluir as discussões sobre a repactuação sem se furtar de suas responsabilidades. A empresa acredita que todas as partes chegarão a um acordo que beneficie diretamente milhares de pessoas, dezenas de municípios, a União e os estados de Minas Gerais e o Espírito Santo.
A Samarco reforça ainda que a repactuação está prevista no Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) e faz parte de um processo de melhoria contínua. A ausência de acordo com todas as partes neste momento não afeta as ações em curso. Até que as discussões avancem, com segurança jurídica, o TTAC continua vigente, bem como as obrigações de seus signatários".
Manifestação da BHP
"A BHP Brasil sempre esteve e segue comprometida com as ações de reparação e compensação relacionadas ao rompimento da barragem de Fundão, da Samarco, em 2015. Como uma das acionistas da empresa, a BHP Brasil segue disposta a buscar, coletivamente, soluções que garantam uma reparação justa e integral às pessoas atingidas e ao meio ambiente".
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.
Jornalista com trajetória na cobertura dos Três Poderes. Formada pelo Centro Universitário e Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), atuou como editora de política nos jornais O Tempo e Poder360. Foi finalista do Prêmio CNT de Jornalismo em 2025. Atualmente, é coordenadora de conteúdo na Itatiaia na capital federal.




