Ouvindo...

Marília e Pacheco anunciam investimento de R$ 300 milhões para construção de trincheiras na Fernão Dias

As obras estão previstas para ter início no primeiro trimestre de 2026 e serem concluídas em 2030

Rodrigo Pacheco, senador, e Marília Campos, prefeita de Contagem.

Em Brasília, a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), e o senador Rodrigo Pacheco (PSD) anunciaram um investimento superior a R$ 300 milhões para a realização de quatro obras na Rodovia Fernão Dias, a BR-381, no trecho que passa pelo município da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio, os trabalhos devem começar ainda no primeiro trimestre de 2026, com previsão de serem concluídos em 2030.

  • A primeira obra é uma trincheira que irá conectar a Avenida Francisco Firmo de Matos à Avenida Riacho das Pedras, na altura do km 480.
  • A segunda será uma trincheira na altura da antiga Toshiba, na região do bairro Bandeirantes, no km 479 da rodovia.
  • Também será feita a duplicação do viaduto da Rua Monsenhor Messias e do viaduto que cruza as Avenidas Colúmbia e Centauro, entre o Carretão e o Hotel Actual.

Para o senador Rodrigo Pacheco, as obras na Fernão Dias representam uma “demanda muito importante” para a Grande BH. “São obras muito relevantes, que têm sido reivindicadas já há muitos anos pela prefeita Marília, e hoje nós temos a constatação de que elas são possíveis e serão realizadas”, afirmou.

O projeto oficial e o cronograma das intervenções devem ser publicados no dia 7 de agosto, como parte do calendário de comemorações do aniversário de Contagem.

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.