Itatiaia

Lula volta a chamar guerra em Gaza de ‘genocídio’ e condena ocupação de Israel na Cisjordânia

Presidente disse que conflito é uma ‘vingança’ contra a possibilidade de criação do Estado palestino

Por
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar neste domingo (1º) a guerra entre Israel e Hamas e classificou o conflito como um “genocídio”.

“Nem o povo judeu quer, nem o povo judeu não concorda com essa guerra. O povo de Israel não quer essa guerra. Essa guerra é uma vingança de um governo contra a possibilidade de criação do Estado palestino. Por detrás do massacre em busca do Hamas, o que existe, na verdade, é a ideia de assumir a responsabilidade e ser dono do território de Jerusalém", declarou o petista.

“Essa decisão constitui flagrante ilegalidade perante o direito internacional e contraria frontalmente o parecer consultivo da Corte Internacional da Justiça, de 19 de julho de 2024, que considerou ilícita e continua a presença de Israel no território palestino ocupado", diz o texto lido pelo presidente.

Por

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte