Belo Horizonte
Itatiaia

Lula vai ao Ministério de Minas e Energia nesta segunda-feira (26)

Presidente participa da Conselho Nacional de Política Energética. A Política de Transição Energética está entre as pautas

Por
Lula e Alexandre Silveira
Presidente participa da Conselho Nacional de Política Energética. A Política de TRansição Energética está entre as pautas • Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, na próxima segunda-feira (26), da reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Energética. O CNPE é o principal órgão estratégico de assessoramento do presidente da República para a formulação de políticas e diretrizes energéticas do país. Está na pauta, por exemplo, a Política Nacional de Transição Energética (PNTE).

O Conselho é presidido pelo Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), e tem na composição mais 16 ministérios. Ao final da visita, Lula vai assinar atos relacionados ao setor.

Energia limpa

Segundo Silveira, a política vai consolidar a liderança do Brasil em produção de energia limpa. "A PNTE tem como objetivo integrar as políticas e ações governamentais, consolidando os esforços para melhorar ainda mais a nossa matriz energética limpa e renovável. A Política será um marco para consolidar o Brasil na liderança mundial da transição energética e na nova economia, a economia verde", afirmou.

Aquecimentto global

Um dos principais desafios das lideranças mundiais é combater o aquecimento global que tem gerado grandes incêndios e enchentes no mundo tudo. A substituição das matrizes energéticas populentes, como o Petróleo, por energia limpa, como o biodiesel, é uma das soluções. Nesse sentido, o Brasil é lider em iniciativas, projetos e matéria-prima. A transição enérgetica, inclusive, é tema central do G20, que é presidido pelo Brasil, neste ano.

Normalmente, Lula se reúne com ministros no Palácio do Planalto, de onde despacha, ou no Palácio da Alvorada, que é a residência oficial. Raramente, o presidente participa de agendas nos ministérios.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Tópicos