O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe, nesta sexta-feira (13), chefes de Estado e de governo de 16 países da região do Caribe, no Palácio do Itamaraty, em Brasília para o evento que, tem como lema “Aproximar para unir”.
A cúpula discute no encontro temas como segurança alimentar e nutricional, mudança do clima, transição energética, gestão integral de riscos e desastres e a conectividade Brasil-Caribe, envolvendo áreas como infraestrutura viária, conexão aérea e comunicações, com o propósito de favorecer as relações econômicas e culturais entre o Brasil e os países do Caribe.
De acordo com o Itamaraty, o evento é também uma oportunidade para trocar perspectivas sobre o cenário global e regional, como o fortalecimento da Celac e a situação no Haiti, coordenar posições com vistas à COP 30, em Belém, ampliar o engajamento dos países caribenhos com a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, fomentar oportunidades de integração aérea, marítima e viária, promover iniciativas de cooperação para o desenvolvimento e discutir outros assuntos de interesse comum.
A reunião é parte do processo de retomada na aproximação entre o Brasil e Caribe iniciado durante o primeiro mandato do presidente Lula. Sua realização reflete a prioridade atribuída pelo Brasil às relações com seu entorno latino-americano, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.