Belo Horizonte
Itatiaia

Lula e Gustavo Petro conversam por telefone sobre relação bilateral e transição na Colômbia

Presidente colombiano reafirmou compromisso com a democracia antes de deixar o cargo; Lula destacou cooperação entre os dois países

Por
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), uma ligação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro. Durante a conversa, os dois trataram da agenda bilateral entre os países e da atual situação política colombiana.

Segundo nota divulgada pela Presidência da República, Petro informou que deixará o cargo no dia 6 de agosto e relembrou o período em que trabalhou ao lado de Lula. O presidente colombiano também reafirmou o compromisso com a democracia e com uma transição pacífica no país.

Lula agradeceu a Petro pela relação de amizade e pela cooperação mantida entre Brasil e Colômbia ao longo dos últimos anos. De acordo com o Palácio do Planalto, o presidente brasileiro destacou o compromisso do líder colombiano com a integração regional e o enfrentamento de desafios comuns da América do Sul. Na conversa, Lula também ressaltou a atuação de Gustavo Petro na defesa da sustentabilidade ambiental, na preservação da Amazônia e no combate ao narcotráfico e ao crime organizado transnacional.

A nota da Presidência lembra que, durante os três anos e meio em que os dois governaram simultaneamente, a Colômbia foi um dos países mais visitados por Lula na América Latina. O presidente brasileiro esteve cinco vezes no país, incluindo uma visita de Estado a Bogotá, em 2024, além de participar de cúpulas da OTCA, da CELAC, da CELAC-União Europeia e da CELAC-África. Petro, por sua vez, também realizou diversas visitas oficiais ao Brasil, entre elas uma visita de Estado a Brasília e a participação na inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional de Manaus, em 2025.

Ao final, o governo brasileiro reforçou que Brasil e Colômbia compartilham uma ampla agenda de interesses comuns e destacou que a continuidade da cooperação entre os dois países é estratégica para fortalecer a integração regional.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.