Lula deve relançar Farmácia Popular na semana que vem, diz secretário
Governo promete também aumentar serviço de telemedicina

O Governo Federal pretende relançar o projeto da Farmácias Popular, em um novo formato, ainda na próxima semana. A informação foi compartilhada pelo secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães. Além disso, a pasta também irá ampliar o serviço de telessaúde pelo Sistema Único da Saúde.
“Depois do retorno do Mais Médicos, do movimento de vacinação e da prioridade da redução das filas, nós estamos para anunciar o retorno da farmácia popular, que a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em novos formatos e muito mais abrangente, provavelmente agora em maio”, afirma o secretário.
Atenção especializada
Ainda segundo o secretário Helvécio Magalhães, entre os meses de junho e julho, o Governo Federal irá anunciar novidades na atenção especializada à saúde. A ideia é fazer propostas aos estados e municípios para auxiliar a redução do tempo de exames, além das filas de cirurgias, e investir mais no serviço da telessaúde.
“Vamos anunciar novidades importantes na atenção especializada. Além das filas de cirurgia, nós vamos fazer propostas concretas a serem acertadas com estados e municípios para redução, também, do tempo de exames, especialmente para câncer. Vamos também investir nas consultas especializadas e ampliar radicalmente o serviço da telessaúde. A pandemia mostrou o valor disso, as pessoas podem acessar aos médicos de forma cuidadosa através da tecnologia do telessaúde. Esse será um dos dispositivos, mas terão outros que nós vamos anunciar entre junho e julho”.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, o secretário também anunciou que vai lançar em junho um aplicativo para medir tamanho real da fila de eletivas. Além disso, ele comentou sobre a republicação da portaria do piso nacional da enfermagem, que inclui 100 municípios que estavam de fora.
Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast "Abrindo o Jogo", que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.