Itatiaia

Governo prevê queda nos alimentos em maio e pressiona Copom por corte de juros, diz ministro

Em entrevista à Itatiaia, ministro Paulo Teixeira reforçou que reduzir o custo da comida no país é uma das principais preocupações do presidente Lula

Por e 
Ministro Paulo Teixeira em entrevista à Itatiaia • Pedro Nascimento/Itatiaia

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta terça-feira (6), em entrevista à Rádio Itatiaia, que o governo espera para este mês de maio quedas importantes no preço dos alimentos, o que deve pressionar o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) a reduzir juros ainda no primeiro semestre.

Leia mais: Lula planeja consórcio entre Brasil e China para produção de máquinas agrícolas

“Eu acho que agora o Copom vai começar a projetar uma queda no preço dos alimentos, uma queda na inflação e, portanto, uma queda nos juros”, disse o ministro.

O ministro reforçou que reduzir o custo da comida no país é uma das principais preocupações do presidente Lula, pois garantir alimentos acessíveis permite ao trabalhador usar melhor sua renda para outras finalidades. “Vamos continuar as medidas”, assegurou Teixeira.

Em março, em meio a crise da alta no preço dos alimentos, o governo anunciou a isenção de impostos para importação de produtos como carnes, café, milho, azeite e outros alimentos.

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte