Belo Horizonte
Itatiaia

Ex-secretário de Zema foi flagrado com cigarros de maconha um dia antes de deixar o cargo

Ex-chefe da Secretaria de Cultura de Minas foi abordado pela Polícia Federal no Aeroporto Internacional de BH, em Confins, no dia 13 de setembro

Por e 
Leônidas Oliveira teve que prestar esclarecimentos à Polícia Federal (PF) após ser flagrado no dia 13 de setembro com nove cigarros de maconha em uma bagagem de viagem
Leônidas Oliveira teve que prestar esclarecimentos à Polícia Federal (PF) após ser flagrado no dia 13 de setembro com nove cigarros de maconha em uma bagagem de viagem • Marco Evangelista / Imprensa MG.

Um dia antes de pedir exoneração do governo de Minas, o ex-secretário de Cultura do estado, Leônidas Oliveira, teve que prestar esclarecimentos à Polícia Federal (PF) após ser flagrado no dia 13 de setembro com nove cigarros de maconha em uma bagagem de viagem, durante a inspeção por raio-x no embarque do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins.

No dia 14 deste mês, Leônidas comunicou o pedido de desligamento do cargo.

Segundo a ocorrência que a Itatiaia teve acesso, o agente da PF, ao constatar a presença da substância semelhante à maconha, questionou o então secretário, que acabou confirmando que o material pertencia a ele.

Procurado pela reportagem, o ex-secretário Leônidas Oliveira não respondeu nossas tentativas de contato. O espaço segue aberto.

A Itatiaia também procurou a Polícia Federal, mas sem retorno até a publicação desta matéria.

O que disse o Boletim de Ocorrência

Compareceu ao Centro Integrado de Segurança Pública, localizado no Aeroporto Internacional Presidente Tancredo Neves, município de Confins/MG, o segurança que estava de serviço na área restrita na delegacia do Aeroporto de Confins, acompanhado para registro com o autor Leônidas José de Oliveira, alegando que:

Nesta data (13/09/2023), foi acionado pela equipe de Raio X, na esteira de embarque, pois havia sido constatado que dentro de sua bagagem havia um cilindro contendo substância esverdeada semelhante a maconha.

O Policial Federal acionou as guarnições ao local permanecendo na esteira e realizou contato com o proprietário, o Sr. Leônidas José de Oliveira, que confirmou ser sua a substância.

Em seguida o Policial Federal apresentou o Sr. Leônidas José de Oliveira e a quantidade de aproximadamente 3g de substância análoga à maconha, que foram verificados na presença do Sr. Leônidas, e armazenados em saco próprio para vestígios, lacre de número xxxx, que seguirá juntamente com o REDS e Cadeia Chavezeta.

Cabe ressaltar que o autor, Sr. Leônidas José de Oliveira, confirmou a dinâmica retratada acima.

Diante dos fatos a substância foi apreendida, conforme campo de material.

O autor foi orientado que posteriormente será notificado a comparecer ao Fórum quando solicitado e a importância de manter ativos os telefones e email. Permanecendo no CISP apenas para o registro do Boletim de Ocorrência e foi liberado ao término.

Saída do governo foi por “motivos pessoais”

Como a Itatiaia já mostrou, a gestão de Leônidas havia passado por turbulências nos últimos meses.

Em uma nota obtida pela Itatiaia no dia 14 de setembro, quando pediu secretário pediu sua exoneração, o chefe da pasta dizia que sua decisão sair do governo foi por “motivos pessoais”. “Nos últimos cinco anos, trabalhei para descentralizar os recursos desta pasta e para manter diálogo com a cadeia produtiva. Mesmo em momentos desafiadores, como na pandemia, conseguimos implementar políticas públicas adequadas. O fortalecimento da economia criativa e a geração de emprego e renda nas áreas de cultura e turismo me deixam orgulhoso”, pontuou.

A gestão de Leônidas à frente da pasta foi colocada à prova após declarações feitas em junho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O secretário chegou a criticar a perspectiva de federalização ou privatização de empresas mineiras, como a Cemig e a Codemge. “Acho que todos estes bens e imóveis são simbólicos para Minas Gerais. Desde a Cemig até todos os outros. Na minha opinião, a gente vai ter problemas muito sérios de fomento à cultura, na falta da Codemge e da Cemig”, disse.

Por

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.

Por

Repórter policial e investigativo, apresentador do Itatiaia Patrulha.