Belo Horizonte
Itatiaia

Eto 'balança' na secretaria de Governo e deputado do Novo é cotado para a pasta

Apesar da pressão, interlocutores próximos do secretário acreditam que o histórico é positivo

Por

Cresceu a pressão de aliados do governador Zema para uma mudança na secretaria de Estado de Governo. Desde a decisão do governo em apoiar um consenso pela candidatura única de Tadeu Martins Leite (MDB) à presidência da Assembleia Legislativa, na última terça-feira (24), a sensação de articuladores ligados ao Estado é que o secretário Igor Eto se enfraqueceu.

Eto era o principal articulador liderando esforços para emplacar um aliado do governo como presidente do Legislativo. Depois de quase dois meses de campanha em apoio ao nome de Roberto Andrade (Patriota), o governo recuou e buscou consenso com Tadeu. Aliados de Zema dentro e fora da Cidade Administrativa consideram que Eto "demorou" a se aproximar ao grupo de Tadeu e, com isso, prejudicou a construção política com a Casa.

Não há, no entanto, martelo batido quanto a uma troca. Um nome que tem ganhado força nos corredores é o do deputado federal Lucas Gonzalez (Novo-MG), que não se reelegeu para a nova legislatura que inicia semana que vem.

Gonzalez é do núcleo duro do Novo mais ligado ao vice-governador Mateus Simões - os dois, inclusive, estiveram juntos na semana passada em agendas pelo Norte de Minas. Gonzalez chegou a ser cotado para assumir a secretaria de Infraestrutura e, mais recentemente, comandar uma subsecretaria ligada a relações institucionais junto aos municípios. Essa pasta, que ainda precisaria ser criada, seria ligada à secretaria-geral, comandada hoje por Marcel Beghini, "braço-direito" de Simões. A ideia não avançou após encontrar resistência dentro do Estado.

Apesar da pressão, interlocutores próximos de Igor Eto acreditam que o histórico do secretário a frente da pasta é positivo, pontuando que, mesmo com apenas três deputados do Novo na Assembleia, a base de Zema na Casa terminou 2022 com 16 parlamentares. Já na campanha, coordenada por Eto, 22 deputados da coligação aliada foram eleitos. Esses resultados pesariam a favor do secretário.

"O projeto político do governo Zema é aprovar pautas importantes para Minas, como o RRF, e o Igor conseguiu montar um cenário apto para passar o projeto. E o relacionamento dele com o Tadeuzinho é muito bom, são amigos pessoais e têm conversado muito", garante um articulador próximo ao secretário.

Por

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.