Ouvindo...

Empresários de ônibus alegam ‘recesso’ e ‘férias’ para faltar em audiência pública na Câmara de BH

Membros das concessionárias Dez, Dom Pedro I, Pampulha e BH Leste não foram à audiência pública da Comissão Especial de Estudo do Contrato de Ônibus, marcada para a tarde desta terça-feira (22)

Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)

Pela segunda vez, representantes de empresas que operam o transporte público de Belo Horizonte não compareceram em audiência na Câmara Municipal da capital que faz as discussões sobre a nova concessão que acontece em 2028.

Membros das concessionárias Dez, Dom Pedro I, Pampulha e BH Leste não foram à audiência pública da Comissão Especial de Estudo do Contrato de Ônibus, marcada para a tarde desta terça-feira (22). A representante do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra-BH) também não compareceu.

Leia também

A Itatiaia teve acesso ao e-mail enviado pela presidente do Setra-BH enviado à comissão, justificando a ausência dos representantes pelo fato de estarem em recesso. Já a presidente do sindicato, Anna Carolina Masseo de Andrade, justificou a audiência informando que está de férias.

Em resposta, o gabinete da comissão afirmou que a data já havia sido acordada anteriormente, e na ocasião, não foi comunicado que nenhum dos convidados estaria de férias no dia da reunião.

É a segunda vez que as empresas não atendem ao convite da comissão, que prepara um relatório com sugestões para o novo contrato.

A presidente do grupo de vereadores, vereadora Fernanda Pereira Altoé (Novo), lamentou a ausência dos representantes, e disse que com isso, a discussão do transporte público acaba acontecendo com portas fechadas.

“A população mais uma vez não vai ter as empresas de ônibus discutindo um serviço que impacta na vida delas todos os dias. Houve outro convite, elas também não vieram, não é a primeira vez que isso acontece”, afirma.

“Nós vamos fatiar esse contrato, ver o que que foi bom, o que que não foi bom, quais são os maiores gargalos e problemas pra gente depois trazer especialistas e fazer uma proposta para o poder Executivo, o que que seria uma boa opção para pro próximo contrato. E reitero aqui o dia que os consórcios do suplemento do convencional quiserem comparecer, nós estamos de portas abertas”, completa.

Veja os convidados ausentes:

  • Anna Carolina Masseo de Andrade - Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte - Setra-BH
  • Ralisom Guimarães de Andrade - Representante do Consórcio Pampulha
  • Renaldo de Carvalho Moura - Consórcio Dez
  • Fernando de Aguiar Carvalho - Consórcio Dom Pedro II
  • Rubens Lessa Carvalho - Representante do Consórcio BH Leste
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.