Itatiaia

Túlio Gadêlha migra para o PSD e é cotado para vaga no Senado por Pernambuco

O parlamentar está em seu segundo mandato como deputado federal e deixa a Rede Sustentabilidade, partido da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva

Por
Túlio Gadêlha, deputado federal por Pernambuco. • Marina Ramos | Câmara dos Deputados.

O deputado federal Túlio Gadêlha oficializa, nesta quarta-feira (1º), sua saída do partido Rede Sustentabilidade para o PSD, mirando uma vaga por Pernambuco no Senado Federal.

A candidatura do parlamentar deverá reforçar a campanha da governadora pernambucana Raquel Lyra (PSD) à reeleição.

Interesses dúbios

Alinhado ao PSD, que tem o ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado como candidato à presidência, Gadêlha integra a base do governo Lula (PT) no Congresso.

Em Pernambuco, Lyra e o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), que também pretende concorrer ao governo do estado, chegaram a disputar o apoio de Lula nas eleições de outubro.

Neste ano, o presidente foi até a capital pernambucana para acompanhar o desfile do tradicional Galo da Madrugada e foi recepcionado pelos dois pré-candidatos.

Antes disso, a última aparição de Lula no Galo havia ocorrido há mais de 20 anos, antes de ser eleito presidente pela primeira vez.

No último sábado (28), no entanto, o PT oficializou sua preferência por Campos na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas, firmando o apoio em um evento realizado em Olinda.

Por

Jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem anterior pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, integra a cobertura da editoria de Política.

 

 

Belo Horizonte