Prefeitos de capitais deixam cargos para disputar eleições; veja lista
Ao todo, 10 prefeitos renunciaram; maioria quer disputar governos estaduais

Além dos governadores, 10 prefeitos de capitais também deixaram os cargos para disputar as eleições deste ano. A exigência segue a mesma regra da desincompatibilização definida pela Justiça Eleitoral.
A maioria dos prefeitos pretende concorrer ao governo dos estados.
Quem saiu das prefeituras e o que pretende disputar
- Eduardo Paes (PSD-RJ) — Governo do Rio de Janeiro
- João Campos (PSB-PE) — Governo de Pernambuco
- Eduardo Braide (PSD-MA) — Governo do Maranhão
- Cícero Lucena (MDB-PB) — Governo da Paraíba
- David Almeida (Avante-AM) — Governo do Amazonas
- Tião Bocalom (PSDB-AC) — Governo do Acre
- Lorenzo Pazolini (Republicanos-ES) — Governo do Espírito Santo
- João Henrique Caldas (PSDB-AL) — cargo ainda indefinido
- Arthur Henrique (PL-RR) — cargo ainda indefinido
- Dr. Furlan (PSD-AP) — Governo do Amapá
Com as renúncias, os vice-prefeitos assumem as administrações municipais até o fim dos mandatos.
Entenda a regra eleitoral
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a desincompatibilização busca garantir igualdade de condições entre os candidatos.
Na prática:
- prefeitos que desejam disputar outros cargos precisam deixar o mandato dentro do prazo legal;
quem tenta a reeleição pode permanecer no cargo; - a candidatura só é confirmada após as convenções partidárias e o registro oficial.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio


