Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeitos de capitais deixam cargos para disputar eleições; veja lista

Ao todo, 10 prefeitos renunciaram; maioria quer disputar governos estaduais

Por, Brasília
Os ex-prefeitos JHC (Maceió), Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e João Campos (Recife) • Reprodução

Além dos governadores, 10 prefeitos de capitais também deixaram os cargos para disputar as eleições deste ano. A exigência segue a mesma regra da desincompatibilização definida pela Justiça Eleitoral.

A maioria dos prefeitos pretende concorrer ao governo dos estados.

Quem saiu das prefeituras e o que pretende disputar

  • Eduardo Paes (PSD-RJ) — Governo do Rio de Janeiro
  • João Campos (PSB-PE) — Governo de Pernambuco
  • Eduardo Braide (PSD-MA) — Governo do Maranhão
  • Cícero Lucena (MDB-PB) — Governo da Paraíba
  • David Almeida (Avante-AM) — Governo do Amazonas
  • Tião Bocalom (PSDB-AC) — Governo do Acre
  • Lorenzo Pazolini (Republicanos-ES) — Governo do Espírito Santo
  • João Henrique Caldas (PSDB-AL) — cargo ainda indefinido
  • Arthur Henrique (PL-RR) — cargo ainda indefinido
  • Dr. Furlan (PSD-AP) — Governo do Amapá

Com as renúncias, os vice-prefeitos assumem as administrações municipais até o fim dos mandatos.

Entenda a regra eleitoral

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a desincompatibilização busca garantir igualdade de condições entre os candidatos.

Na prática:

  • prefeitos que desejam disputar outros cargos precisam deixar o mandato dentro do prazo legal;
    quem tenta a reeleição pode permanecer no cargo;
  • a candidatura só é confirmada após as convenções partidárias e o registro oficial.
Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio