Itatiaia

Quaest: Raquel Lyra (41%) e João Campos (39%) empatam tecnicamente no 1º turno em PE

Candidatos figuram em empate técnico a menos de duas semanas da votação; eleitores convictos somam 79%

Por
Raquel Lyra (PSD) e João Campos (PSB), candidatos ao Governo do Pernambuco
Raquel Lyra e João Campos aparecem em empate técnico na disputa pelo Palácio do Campo das Princesas • Hesíodo Góes / Secom PE.

Levantamento do instituto Quaest encomendado pela TV Globo e divulgado nesta quarta-feira (23) aponta cenário de empate técnico na corrida pelo Governo de Pernambuco.

No cenário estimulado de primeiro turno, a governadora e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD), obtém 41% das intenções de voto, enquanto o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), registra 39%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Comparativo com a rodada anterior

Na comparação com a rodada anterior, divulgada em 8 de setembro, Raquel oscilou de 43% para 41%, ao passo que João Campos passou de 37% para 39%.

Na sequência da lista estimulada, Ivan Moraes (PSOL) e Renan Hallais (Missão) pontuam com 1% cada. Professora Camila (UP), Victor Assis (PCO) e Guilherme Fonseca (PSTU) não pontuaram.

O índice de eleitores indecisos permanece em 12%, enquanto os votos em branco, nulos ou abstenções declaradas somam 6%, repetindo os patamares da pesquisa anterior.

O estudo também avaliou a consolidação do voto entre os eleitores. O grupo dos que declaram que a escolha atual é definitiva avançou de 76% no levantamento anterior para 79%. Em contrapartida, a fatia dos que afirmam que ainda podem mudar de opinião até o dia 4 de outubro recuou de 23% para 20%.

Espontânea e índices de rejeição

Na consulta espontânea, na qual a lista de postulantes não é exibida, Raquel Lyra é citada por 32% dos entrevistados, índice próximo aos 33% apurados no levantamento passado. João Campos reúne 25% das lembranças, ante 24% na rodada anterior. Os eleitores indecisos recuaram de 40% para 38%, enquanto a soma de votos em branco e nulos passou de 3% para 4%.

No quesito rejeição, medido pela proporção de pessoas que afirmam que conhecem o candidato e não votariam nele, João Campos manteve a marca de 38% observada na sondagem anterior.

Raquel Lyra também repetiu o patamar prévio de rejeição, registrando 34%. Em relação ao potencial de voto, apurado pela resposta de quem conhece e votaria no candidato, a governadora permaneceu estável em 60%, enquanto o postulante do PSB oscilou de 55% para 54%.

Dados da pesquisa

A pesquisa Quaest realizou 1.302 entrevistas com eleitores a partir de 16 anos entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. Contratada pela Globo, o levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número PE-05671/2026.

Por

Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.

 

 

Belo Horizonte