Itatiaia

Lula tem 39%, e Flávio pontua 33% em primeiro turno, diz Datafolha

Pesquisa ouviu 2.058 eleitores em 127 cidades, de terça-feira (18) a quarta-feira (19), com uma margem de erro de dois pontos percentuais

Por
Presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)
Presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) • Ricardo Stuckert/Vittor Sales/Divulgação

A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (21), aponta para uma pequena oscilação na intenção de votos para presidência da República, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando o primeiro turno com 39%, seguido pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) com 33%.

Ante a pesquisa de julho, a diferença entre os candidatos caiu para 8 pontos percentuais (p.p) para 6 p.p. Na época, Lula marcava 40% das intenções de voto, ante 32% para o filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na sequência, o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), pontua com 5% das intenções de voto, seguido por Renan Santos (Missão) com 4%, e Romeu Zema (Novo) com 3%. Outros 6% afirmam que votam branco ou nulo, enquanto 4% não sabem ou não responderam a pesquisa.

A pesquisa ouviu 2.058 eleitores em 127 cidades, de terça-feira (18) a quarta-feira (19), com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o código BR-04496/2026

Segundo turno

Na simulação de segundo turno, a pesquisa mostra uma pequena oscilação de 1 p.p no resultado do presidente Lula. Em julho, o petista marcava 48%, ante 43% de Flávio Bolsonaro. Agora, a pesquisa mostra o candidato à reeleição na frente com 47% das intenções de voto, enquanto o Flávio se manteve estável.

Veja o cenário de Primeiro Turno

  • Lula (PT) - 39%
  • Flávio Bolsonaro (PL) 33%
  • Ronaldo Caiado (PSD) - 5%
  • Renan Santos (Missão) - 4%
  • Romeu Zema (Novo) - 3%
  • BRANCO - 6%
  • NÃO SABEM - 4%

2º turno

  • Lula - 47% (48%)
  • Flávio Bolsonaro - 43% (43%)
Por

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

 

 

Belo Horizonte