Futura/Apex: avaliação negativa do governo Lula sobe e chega a 42,9%
Pesquisa Futura/Apex mostra que a avaliação negativa do presidente Lula subiu para 42,9%, enquanto a aprovação ficou em 38,6%

A avaliação negativa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 42,9%, conforme pesquisa Futura/Apex divulgada nesta terça-feira (14). A taxa, que considera o chefe do Executivo como "ruim ou péssimo", aponta um crescimento da reprovação em relação ao mês anterior.
Em contrapartida, a avaliação positiva do presidente, que o classifica como "ótimo ou bom", foi de 38,6%. Dentre os entrevistados, 17,7% consideram o presidente regular, e 0,8% não souberam responder ao questionamento.
Na rodada anterior da pesquisa, divulgada em junho, 41,4% dos entrevistados classificaram Lula como "ruim ou péssimo". No mesmo período, 39,8% o consideravam "ótimo ou bom", enquanto 18% o avaliaram como "regular". Outros 0,9% não souberam ou não responderam na ocasião.
Ainda de acordo com o levantamento da Futura/Apex, divulgado nesta terça-feira (14), o presidente Lula é desaprovado por 49,7% da população e aprovado por 46%. Os 4,4% restantes não souberam responder.
No levantamento anterior, 47,7% da população desaprovava o petista, enquanto 49,6% dos brasileiros o aprovavam. Naquela pesquisa, 2,7% não responderam.
Foram ouvidas 2.000 pessoas em todo o país entre os dias 7 e 11 de julho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um índice de confiança de 95%.
A pesquisa foi realizada com recursos próprios do instituto e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-07294/2026.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



