Itatiaia

Ao atingir 10% na Quaest, Cury consegue feito inédito para terceira via em 2022 e 2026

Nenhum outro candidato além de Lula, Flávio ou Jair Bolsonaro chegou a dois dígitos me levantamentos feitos pela Quaest para a disputa presidencial

Por
Augusto Cury, pré-candidato à presidência, é um dos autores mais lidos do Brasil • Krisia Oliveira/Divulgação

Augusto Cury, candidato do Avante à Presidência da República, aparece isolado na terceira colocação da corrida ao Palácio do Planalto em pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) com 10% das intenções de voto. O feito é inédito para levantamentos do instituto desde o último pleito, já que nenhum outro nome da chamada ‘terceira via’ jamais registrou dois dígitos.

 

Neste ano, o máximo que um candidato além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do senador Flávio Bolsonaro (PL) ocorreu em pesquisas divulgadas em janeiro e fevereiro. Na primeira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tinha 8% das intenções de voto na Quaest, o mesmo número registrado para o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Nenhum dos dois efetivamente entrou na disputa.

 

Já em 2022, o percentual máximo registrado por um candidato além de Lula e Jair Bolsonaro (PL) se deu em 31 de agosto, quando Ciro Gomes (à época no PDT), teve 8% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) nunca superou a marca de 5%.

 

Por

Repórter de política da Itatiaia, é jornalista formado pela UFMG com graduação também em Relações Públicas. Foi repórter de cidades no Hoje em Dia. No jornal Estado de Minas, trabalhou na editoria de Política com contribuições para a coluna do caderno e para o suplemento de literatura.

 

 

Belo Horizonte