Belo Horizonte
Itatiaia

Marília diz que 'tem espaço' para Aécio na chapa do PT em Minas

Declaração foi dada durante evento em BH; definição de alianças ficará a cargo da chapa ao governo

Por
Ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT)
Ex-prefeita de Contagem, Marília Campos (PT) • João Pedro Alcântara/PMC

A ex-prefeita de Contagem e pré-candidata ao Senado, Marília Campos (PT-MG), disse, nesta segunda-feira (13) que o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) cabe" no palanque mineiro do presidente Lula (PT).

Em entrevista antes de um evento de pré-campanha em Belo Horizonte, a petista, no entanto, afirmou que essa decisão deve partir do nome escolhido pelo partido para disputa ao governo de Minas. "Tenho deixado essa questão do segundo nome [ao Senado] e do vice-governador para que o nosso candidato a governador defina, escolha o melhor leque de alianças para que nossa chapa se torne mais forte, mas na minha opinião cabe", disse.

O deputado federal Aécio Neves (PSDB) • Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
O deputado federal Aécio Neves (PSDB) • Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A ex-prefeita acredita que, apesar do histórico de oposição a governos petistas, Aécio teria condições de subir no mesmo palanque do presidente Lula, justificando que "posicionamentos políticos se transformam".

Marília dá como exemplo o caso do senador Rodrigo Pacheco (PSB-MG), nome favorito de Lula para disputar o Palácio Tiradentes. "Assim como houve uma transformação da opinião do Rodrigo [Pacheco], que foi eleito com uma base de direita, mas que assumiu depois posições democráticas, avançadas e progressistas, isso também pode acontecer com qualquer outra liderança política", disse.

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, há dias atrás, sinalizou interesse em discutir uma eventual aproximação com o deputado. Internamente, no entanto, membros do PT questionam o aceno. Interlocutores ouvidos pela Itatiaia afirmaram que é impossível ou até inadmissível que Aécio seja cogitado para subir no mesmo palanque.

Questionada pela reportagem, a presidente do diretório mineiro do partido, deputada estadual Leninha (PT-MG), disse que uma construção de chapa com a presença de Aécio "não foi tratada", mas salientou que, no entendimento da legenda, não há "ambiente favorável".

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.