Eleições 2026: saiba por que Goiatins-TO teve eleição para prefeito neste domingo (25)
Município tocantinense descobre neste fim de semana qual dos dois candidatos assumirá como prefeito, Dida Filgueiras (Podemos) ou Max Lux (Solidariedade)

A população de Goiatins, no norte do Tocantins, viveu um episódio incomum neste domingo (25). Além de votar nos candidatos à Presidência da República e ao governo do estado no segundo turno, os goiatinenses precisaram definir quem comandará a prefeitura da cidade.
Dois anos após as eleições municipais de 2024, foi necessária uma eleição suplementar no município em virtude da cassação de Manoel Natalino (Republicanos) e Zé Américo Filho (PDT), respetivamente, prefeito e vice-prefeito.
Eles perderam o mandato em abril deste ano, em razão de práticas que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) considerou abuso de poder político e captação ilícita de votos.
Duas chapas disputam a prefeitura de Goiatins: a de Dida Filgueiras (Podemos), que tem Brasileiro Filho (Podemos) como candidato a vice-prefeito, e a de Max Lux (Solidariedade), cujo postulante a vice é Domingos Gonçalves (MDB).
A vereadora e presidente da Câmara Municipal Lilian Maria Ribeiro (Republicanos), que ficou responsável pela administração da cidade desde a cassação de Natalino, também se inscreveu na disputa, mas desistiu da candidatura posteriormente. Dessa forma, caso ela tenha recebido votos neste domingo, eles serão considerados nulos.
Com a contagem dos votos marcada para iniciar após as 17h, no horário de Brasília, ainda não há definição sobre a prefeitura de Goiatins.
No site da Itatiaia, você acompanha a apuração das eleições gerais no Tocantins e em todo o Brasil. Acompanhe em tempo real.
Jornalista formado pela UFMG e com MBA em Marketing pela PUCRS. Tem passagens por Esportudo, GRV Media e Grupo Globo, com coberturas relacionadas a esportes eletrônicos, futebol, MMA, basquete e atualidades.



