Conheça a carreira política de Cyro Garcia, pré-candidato ao governo do RJ
Ex-bancário, historiador e um dos fundadores do PSTU, o político fluminense já concorreu ao governo do estado em 2022 e repete a candidatura em 2026

Ex-bancário, historiador e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU), Cyro Garcia é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2026. É a segunda vez que disputa o cargo: em 2022, concorreu ao governo do estado pelo mesmo partido.
Na disputa pelo Palácio Guanabara, Garcia se apresenta como uma candidatura de esquerda independente. A candidatura será oficializada na convenção partidária, prevista para agosto.
Cyro Garcia é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalhou durante anos como professor universitário em faculdades particulares e é aposentado do Banco do Brasil.
Da militância sindical ao PSTU
A trajetória de Cyro Garcia na vida pública começou na década de 1970, no movimento sindical bancário. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro entre 1988 e 1991. Na mesma época, foi um dos fundadores e dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).
Na década de 1990, Garcia e a corrente política que integrava, a Convergência Socialista, se afastaram do PT e da CUT. Em 1994, foi um dos fundadores do PSTU. Em 2004, integrou a fundação da Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas). Atualmente, preside o PSTU no Rio de Janeiro.
As disputas eleitorais
Em 1993, Garcia exerceu o mandato de deputado federal pelo Rio de Janeiro por cerca de dez meses, como suplente de Jamil Haddad.
Ao longo da carreira, acumulou diversas candidaturas pelo PSTU no estado. Concorreu à prefeitura do Rio de Janeiro em 2016 e em 2020. Em 2022, disputou o governo do estado. Em 2024, foi novamente candidato à prefeitura do Rio.
A pré-candidatura em 2026
O PSTU confirmou Cyro Garcia como pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2026. É a segunda vez que disputa o cargo de governador — a primeira foi em 2022 — e a quinta candidatura de sua carreira no estado.
Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.




