Campanha de Lula convoca mobilização nacional de rua neste domingo (27)
A uma semana do primeiro turno, mobilização prevê carreatas, caminhadas, adesivaços, bandeiraços, rodas de conversa e outras atividades descentralizadas pelo país e na Europa

A campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reservou este domingo (27), a exatamente uma semana do primeiro turno das eleições, para realizar a mobilização nacional intitulada "Bora Lula".
Diferentemente dos compromissos tradicionais de campanha, a coordenação partidária não detalhou em quais desses atos o presidente estará presente fisicamente, optando por um modelo descentralizado de atividades simultâneas comandadas por diretórios regionais, comitês populares e candidatos aliados.
Mobilização simultânea no país
De acordo com o cronograma divulgado pela executiva nacional petista, o movimento projeta mais de 500 atividades de rua distribuídas por todas as 27 capitais e em dezenas de municípios do interior.
A convocação prevê que as ações tenham início a partir das 6h e se estendam até a noite, combinando carreatas, caminhadas, adesivaços, bandeiraços, rodas de conversa, pedaladas e panfletagens matutinas em feiras livres e centros comerciais. Paralelamente às atividades públicas, haverá distribuição de materiais programáticos e mobilização coordenada nas redes sociais.
Programação em Minas Gerais e capitais
Em Minas Gerais, as ações na capital contam com a caminhada no Aglomerado da Serra, integrada à agenda do candidato ao governo estadual, Patrus Ananias (PT), além de atos na Praça Raul Soares, no bairro Santa Tereza e na Praça Afonso Arinos. No interior mineiro, foram cadastradas manifestações em cidades como Uberlândia, Juiz de Fora, Pirapora, Alfenas, Tiradentes, Itaúna, Ubá e Ribeirão das Neves.
Nos maiores colégios eleitorais do país, o roteiro inclui pontos estratégicos: em São Paulo, há eventos programados na Avenida Paulista, Praça da Sé e Parque da Água Branca, com a participação da chapa de Fernando Haddad (PT); no Rio de Janeiro, os atos se concentram em locais como Copacabana, Bangu e municípios da Região Metropolitana, como Niterói e São Gonçalo. Capitais do Nordeste, Norte e Centro-Oeste também concentram carreatas e passeatas ao longo do dia.
Atos no exterior e histórico recente
A iniciativa também reúne registros de manifestações de apoiadores fora do Brasil. O cronograma lista encontros organizados por brasileiros na Europa, como atos públicos na Praça D. Pedro IV (Rossio), em Lisboa, e em Almada, em Portugal; mobilização no leito do Rio Túria, em Valência (Espanha); e marcha nas proximidades da Embaixada do Brasil até a Parliament Square, em Londres (Reino Unido).
Estratégia da coordenação eleitoral
A diretriz para o formato descentralizado foi estruturada pelo presidente nacional do PT, Edinho Silva, em plenária com lideranças partidárias, entidades culturais e centrais sindicais. O planejamento tem como objetivo pulverizar a presença da militância nas ruas em todas as regiões brasileiras na reta decisiva que antecede a votação do dia 4 de outubro.
Jornalista formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atuou com produção de conteúdo editorial e cobertura de pautas voltadas a tecnologia, negócios e comportamento digital. Cobre as eleições de 2026 para a Itatiaia.



