Belo Horizonte
Itatiaia

Fuad Noman promete plano de carreira para médicos e ‘grande empresa’ para novo contrato de ônibus

Em sabatina à Itatiaia, prefeito de BH, que tenta a reeleição, elegeu saúde e mobilidade como grandes desafios de sua gestão

Por e 
Prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), em sabatina à Itatiaia

O atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), afirmou nesta terça-feira (27), em sabatina à Itatiaia, que sua gestão melhorou a saúde pública na capital. Segundo ele, a infraestrutura no setor recebeu ‘grandes investimentos’ nos últimos anos.

“Temos contratado médicos, profissionais de enfermagem. Já contratamos mais de 3 mil funcionários, dentre os quais 941 médicos. Temos reformado todos os postos de saúde. Temos feito uma série de benefícios, colocando ar-condicionado em todos os postos de saúde. Ou seja, nós temos feito toda a parte de infraestrutura e pessoal técnico. As pessoas ainda reclamam e eu acho que tem um pouco de recall da crise que nós vivemos, tanto da Covid como a epidemia da dengue, que lotou os centros de saúde e as UPAs, o que era natural. Nós chegamos a ter centro de saúde que recebeu durante um dia mais de 500 pessoas para serem atendidas”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, o atendimento na saúde de BH atualmente está mais agilizado e deve melhorar com obras que estão em andamento. “Aumentamos o número de cirurgias eletivas. Criamos uma série de benefícios para que os profissionais possam trabalhar com mais tranquilidade. E temos coisas para fazer ainda. Por exemplo, nós estamos construindo e devemos terminar no início do ano que vem uma nova maternidade, que é a maternidade do Odilon Behrens. Estamos implantando o prontuário eletrônico, que está em testes e deve ser colocado em prática, esperando que no ano que vem já esteja funcionando 100%”.

‘Grande empresa’ para os ônibus

Ainda de acordo com o prefeito de Belo Horizonte, a qualidade do serviço de ônibus melhorou na cidade com a reformulação dos contratos, mas ainda não é a ideal. Ele acredita que o serviço tem apresentado evolução após ações da PBH como o Tolerância Zero, um programa que notifica as empresas caso elas não cumpram o acordo.

O prefeito eleito em Belo Horizonte terá a responsabilidade de revisar o contrato atual com as concessionárias. Fuad promete que, se reeleito, contratará uma ‘grande empresa’ para cuidar da nova licitação. “Nós já estamos preparando agora uma licitação para contratar uma grande empresa para que ela possa preparar para nós o edital”, afirmou.

Fuad explica ainda que a nova empresa ajudará na modernização do modelo atual. “Esperamos que o ano que vem, caso eu seja reeleito, nós possamos lançar esse projeto. Essa empresa vai fazer um estudo, nós vamos colocar esse estudo em audiência pública. Feito isso, nós vamos lançar o edital de licitação para os novos ônibus dentro desse modelo que a gente entende, ou pelo menos que nós esperamos que venha a ser um modelo muito mais moderno, mais atual, porque não pode continuar do jeito que está”, finalizou.

Por

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.

Por

Editor de Política. Formado em Comunicação Social pela PUC Minas e em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já escreveu para os jornais Estado de Minas, O Tempo e Folha de S. Paulo.

Por

Jessica de Almeida é repórter multimídia e colabora com reportagens para a Itatiaia. Tem experiência em reportagem, checagem de fatos, produção audiovisual e trabalhos publicados em veículos como o jornal O Globo e as rádios alemãs Deutschlandfunk Kultur e SWR. Foi bolsista do International Center for Journalists.

Por

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.