Fuad Noman defende flexibilização no Plano Diretor e quer revitalização de prédios abandonados
Prefeito cita o projeto do retrofit para transformar em moradia imóveis antigos e abandonados da cidade; projeto já foi aprovado pela Câmara

O atual prefeito de Belo Horizonte e candidato à reeleição, Fuad Noman (PSD), se reuniu nesta quinta-feira (19) com representantes do Sindicato da Indústria da Construção Pesada Do Estado de Minas Gerais (SICEPOT-MG) e defendeu a revitalização de prédios antigos e abandonados da cidade para transformá-los em moradias e comércios. Ele citou a possibilidade de incentivos para que estes imóveis sejam reformados, reativados e possam movimentar a economia da cidade.
O projeto de lei do retrofit foi aprovado em segundo turno pela Câmara Municipal da cidade em setembro. A ideia é modernizar prédios do centro de BH e destiná-los a moradias populares. De acordo com Fuad, o PL será importante para o projeto de revitalização do centro.
“Estamos criando incentivos para as pessoas que têm imóveis que estão, de alguma forma, ou abandonados ou mal conservados, para que eles possam fazer um retrofit nesses prédios e transformá-los em moradia, transformar em atividade comercial, para que eles possam voltar a repovoar o centro de Belo Horizonte. Por exemplo, tem um incentivo de três anos sem pagamento do IPTU, incentivo para o ITBI, incentivo financeiro, mas tem incentivo também de construção, algumas flexibilizações no Plano Diretor para que eles possam utilizar”, afirmou.
Melhorias para a construção
Na agenda, Fuad Noman também disse que a reunião seria importante para ouvir demandas do setor da construção civil.
“Existem uma série de demandas deles de melhoria do ambiente de trabalho, facilitação de alvarás de funcionamento, melhoria no relacionamento da Prefeitura com as empresas. A Prefeitura tem muita obra a apresentar e nós temos muito relacionamento a melhorar, porque a gente sabe das dificuldades da burocracia, a gente sabe que as coisas precisam caminhar dentro da lei, dentro da regra.”
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.


