Debate na Itatiaia: confira as considerações finais dos candidatos a prefeitura de Ribeirão das Neves
Diogo Fernandes (Novo) e Vicente Mendonça (PT) aceitaram o convite e participaram do terceiro debate promovido pela Itatiaia

No quarto e úlimo bloco do terceiro debate promovido pela Itatiaia com candidatos ao executivo municipal em cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Vicente Mendonça (PT) e Diego Fernandes (Novo), que disputam a prefeitura de Ribeirão das Neves, fazem as últimas considerações para os eleitores.
Por sorteio, Vicente Mendonça foi o primeiro a discursar.
Vicente Mendonça (PT)
Uma pena, lamento gente, não estar aqui o outro representante que está na disputa com a gente em Ribeirão das Neves para esclarecer porque eles deixaram a cidade chegar na situação que chegou depois de muitos anos. Não conseguiram fazer uma gestão de fato, trazer qualidade de vida para as pessoas. Gostaria de agradecer as pessoas, as perguntas da comunidade para nós, foram perguntas bacanas e interessantes. Quero agradecer, também, ao meu partido, a direção do partido, por esta oportunidade de estar representando o povo de Neves nessa disputa. Moro há 30 anos em Ribeirão das Neves. Criei minha família, tenho dois filhos, sou formado em Serviço Social e foi em Neves que eu consegui tudo isso. Neves que me deu a oportunidade de ser vereador por três mandatos em que eu pude cuidar e lutar pelas pessoas. E agora eu peço para vocês a oportunidade de ser prefeito, fazer uma gestão popular, próxima das pessoas. Abrir o gabinete para ouvir as demandas. Fortalecer a demanda, a mão de obra na educação, na saúde para que possamos ter uma cidade participativa e melhor. Quem que me conhecer, vá na minhas redes sociais, me chama lá, vamos fazer um debate de fato. A Itatiaia nos deu essa oportunidade pela primeira vez na história de Minas Gerais. Pode ter certeza, vou assumir o compromisso com vocês, vou estar com vocês e assim que eu for eleito nessas eleições de 2024, vou ter me envolver bem com a Câmara para que possamos transformar Ribeirão da Neves na cidade do desenvolvimento e do crescimento.
Diogo Fernandes (Novo)
Gostaria de agradecer a oportunidade da rede Itatiaia. Realmente, primeira vez que temos a oportunidade de nos dirigir para você [eleitor], explicar como identificamos os problemas da cidade e como vamos apresentar soluções. É muito triste, ver que tem candidatos que deveriam estar aqui, passando por esse debate, enfrentando o nervosismo que a gente tem de formular respostas e apresentar o melhor do conteúdo que estamos imaginando para o nosso município, mas está ai fugindo, com medo, porque sabe que tem muitas contas prestadas que não satisfazem a cidade e deixam Ribeirão das Neves a mercê. Nossa candidatura representa exatamente a insatisfação da gente ter pessoas que deveriam estar aqui, fazendo essa prestação para que pudéssemos pensar em um futuro melhor. Temos, pela primeira vez na história, um candidato político com 97% do capital político e, nesse cenário, onde muito político come do mesmo prato, a resposta já está ai. Temos a segunda pior saúde do estado de Minas Gerais, tarifa de ônibus mais cara do Brasil, geração de emprego e renda com municípios da mesma proporção que é a pior do país, nosso IDEB nos últimos dois anos cresceu 0,01%. Então qual a realidade você quer para o futuro do seu filho? Quando terminar as eleições você vai escolher uma pessoa que vai decidir sobre a saúde da sua família, transporte e a capacidade de gerar empregos. Não podemos querer matar a fome lendo cardápio, precisamos colocar pessoas com capacidade técnica e um respeito ao dinheiro público para trazer uma melhor realidade para todos nós. Quero dizer que independente de qualquer cenário em relação ao meu adversário, que é de um partido antagônico. Eu sou do Novo, ele do PT, nós temos chefes do poder executivo em diferentes esferas, mas quem faz a política é a pessoa e não o partido. Considere a pessoa que vai levar o melhor para nossa cidade. Durante todos esses anos, escolhemos quem bateu nas costas e prometeu um futuro que nunca chegou. Tenho formação jurídica, estou me especializando em gestão pública, MBA em gestão de negócios pela USP, comandei um programa de desenvolvimento do governo de Minas e tive a oportunidade de melhorar a vida de muitos municípios e de muitos empresários. Infelizmente, Ribeirão das Neves nunca esteve no caminho do desenvolvimento pois ela nunca quis ser atrativa. E agora, vem dizer que é a cidade que gera desenvolvimento. Minha pergunta é: aonde? Convido você a conhecerem minhas propostas e as milhares de mensagens que tenho recebido nesse tempo que me motivaram a ir cada vez mais para frente.
Assista o debate na íntegra:
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.
Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.



