Com voto facultativo, eleitores 70+ fazem questão de ir às urnas em Belo Horizonte
Reportagem da Itatiaia conversou com cidadãos que, legalmente, estão isentos da obrigatoriedade do voto, mas fizeram questão de exercer seus direitos

O voto de pessoas acima de 70 anos é facultativo em todo o Brasil, mas em Belo Horizonte, alguns idosos fizeram questão de ir até as urnas eletrônicas neste domingo (27). Na Escola Municipal Joaquim dos Santos, no bairro Céu Azul, região da Pampulha, a dona Geni Lima de Souza, aos 73 anos, disse para a Itatiaia que essa será a última vez que irá votar. "Até brinquei ali com os mesários que já tenho 73, na próxima eleição eu não preciso vir mais não (risos). Se Deus não me levar, estarei com 75 anos então já não tem necessidade mais, vem se quiser", afirmou.
Ela ainda afirmou que, neste segundo turno, a votação está bem mais rápida por ser apenas a votação para prefeito, já que no primeiro turno em BH o eleitor votou para o cargo de vereador, prefeito e também no referendo da bandeira da capital mineira. "Hoje todo mundo veio tranquilo, olha só, não tem ninguém", brincou.
Oswaldo da Conceição Cruz, motorista de ônibus aposentado, de 78 anos, também votou no bairro Céu Azul, acompanhado da neta. Para a reportagem da Itatiaia, ele declarou que ela fez o lembrete dele vir votar neste domingo. "Eu vim porque eu quis! Minha neta me avisou que hoje era dia de eleição. Estava dando uma arrumada no meu quarto, então, eu vim", disse.
Leia mais:
Quem não é obrigado a votar? Confira regras
Mais de 16 milhões de mineiros estão aptos para votar em 2024
Palavra aberta: voto obrigatório x voto facultativo
Segundo Oswaldo, é um "prazer" votar sempre que der.
Pessoas que completaram ou completam 70 anos nesta semana no segundo turno das eleições municipais têm voto facultativo e não precisam justificar ausência, nem correm risco de ter o título cancelado. No Brasil, o voto é obrigatório apenas para pessoas entre 18 e 69 anos de idade.
Em Belo Horizonte, neste pleito, mais 242.445 eleitores são mais 70, sendo 9.031 com 100 anos ou mais.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.



