Belo Horizonte
Itatiaia

Avante e Agir formam coligação, mas não decidem sobre apoio para a Prefeitura de BH

Partidos estão discutindo com pré-candidatos de partidos do centro e decisão deve sair de Brasília

Por e 
Avante e Agir fizeram convenção conjunta em Belo Horizonte • Mardélio Couto / Itatiaia

Os partidos Avante e Agir confirmaram, na noite desta terça-feira (23), durante convenção partidária conjunta em Belo Horizonte, que lançarão uma chapa conjunta de vereadores na capital mineira.

No entanto, as siglas — que não lançarão um nome próprio para a prefeitura — ainda não bateram o martelo sobre quem vão apoiar na disputa pelo Executivo municipal. De acordo com o presidente municipal do Avante, o vereador Claudiney Dulim, "a tendência é caminhar com o centro", sem antecipar nenhum nome.

O parlamentar foi secretário da gestão de Fuad Noman (PSD) e faz parte da base de apoio do prefeito na Câmara Municipal.

Veja mais:

"O estatuto do Avante determina que, nas cidades com mais de 1 milhão de habitantes, nós temos que tomar uma decisão e submetê-la ao crivo da executiva nacional. Então, vamos adotar a mesma estratégia no Agir para a gente ter uma coerência de ações. Agora, sobre a definição de apoio a prefeito, o Avante não vai tomar essa decisão hoje, em convenção. O diálogo continua em aberto", afirmou.

"Vamos decidir nos próximos dias, a decisão será submetida à direção nacional do partido. O Avante é um partido eminentemente de centro, estamos discutindo com todos os convencionais e olhando para os melhores interesses da cidade", disse.

Expectativa

Na Câmara dos Vereadores, Belo Horizonte, os dois partidos, juntos, querem eleger sete vereadores. Hoje, somente o Avante tem representantes no Legislativo municipal: Dulim e Juninho Los Hermanos, que tentarão a reeleição.

Em Contagem, cidade que já foi governada por Alex de Freitas, o Avante não deve dar nenhuma orientação e está caminhando para optar pela neutralidade. A militância terá autonomia para eventuais apoios individuais.

Em todo o estado, somadas, as siglas querem eleger 120 prefeitos.

Por

Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.

Por

Mestrando em Comunicação Social na UFMG, é graduado em Jornalismo pela mesma Universidade. Na Itatiaia, é repórter de Cidades, Brasil e Mundo