Acompanhe ao vivo a apuração do referendo da nova bandeira de BH
Os eleitores de Belo Horizonte tiveram que aprovar ou reprovar a mudança neste domingo (6)

Os eleitores de Belo Horizonte decidem neste domingo (6) se aprovam ou reprovam a mudança da bandeira da cidade. E o resultado do referendo sai também neste domingo, mas não tem horário definido.
O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais explica que a apuração acontece em outro sistema hospedado no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Veja como acompanhar:
Link para a apuração do referendo da nova bandeira de BH
Se preferir, você pode fazer o seguinte caminho no site do TSE:
- Clique na página de divulgação de resultados
- Clique no atalho Divulga - Visão detalhada
- Clicar nos três pontinhos no canto superior esquerdo da página
- Ir na aba Parâmetros de Consulta. Nela, selecionar no campo Eleição" - Consulta Popular - Belo Horizonte
- No campo tipo de consulta selecionar - Votação Consulta Popular
Você verá esta tela ao final do percurso:

Acompanhe aqui a apuração dos votos para prefeito de Belo Horizonte
Nova bandeira
Em 2023, a ideia de substituir o símbolo de Belo Horizonte tramitou na Câmara de Vereadores. A proposta surgiu após o designer independente Gabriel Figueiredo compartilhar, em suas redes sociais, a ilustração, feita por ele, de uma nova bandeira para o município. A atual bandeira de Belo Horizonte é, na verdade, o brasão oficial da cidade em um fundo branco. Ela foi instituída por lei em 1995.
O Tribunal Regional Eleitoral fez uma campanha de divulgação e conscientização sobre o referendo. Entre os eleitores, houve quem questionasse o custo da mudança e também quem aderisse ao novo design, comprando e fabricando produtos independente da aprovação.
Todas as seções eleitorais de BH tiveram cartazes informativos sobre a bandeira neste domingo (6).
Outros referendos
Além de BH outras quatro cidades brasileiras realizam referendos sobre temas diversos, como o passe livre.
Coordenadora de jornalismo digital na Itatiaia. Jornalista formada pela UFMG, com mestrado profissional em comunicação digital e estratégias de comunicação na Sorbonne, em Paris. Anteriormente foi Chefe de Reportagem na Globo em Minas e produtora dos jornais exibidos em rede nacional.
Formada em Jornalismo pela Puc Minas, Paula Arantes produziu inicialmente conteúdos para as editorias Minas Gerais, Brasil, Mundo, Orações e Entretenimento no portal da Itatiaia. Atualmente, colabora com a editoria Meio Ambiente. Antes, passou pelo jornal Estado de Minas.
Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento





