Belo Horizonte
Itatiaia

Dilma Rousseff lamenta morte de papa Francisco: 'filho das Américas'

A ex-presidente foi a primeira chefe de Estado a se encontrar com Francisco após ele ser eleito papa — o primeiro do continente americano — em 2013

Por
Durante a passagem de Francisco no Rio de Janeiro, em 2013, Dilma recebeu o papa no Palácio do Guanabara.  • Roberto Stuckert Filho | PR.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT), atual diretora do Banco dos BRICS, disse, em comunicado oficial, que recebeu "com profunda tristeza" a notícia da morte do papa Francisco.

De acordo com ela, a morte do pontífice, aos 88 anos, "marca o fim de um dos pontificados mais humanistas, corajosos e inspiradores da história recente".

"Sua voz firme em defesa dos pobres, da justiça social, da fraternidade entre os povos e do cuidado com a Casa Comum ecoou em todos os cantos do mundo. Em tempos marcados por desigualdades, crises ambientais e conflitos, Francisco foi presença de luz, capaz de unir fé e razão, espiritualidade e ação, oração e ternura".

— escreveu a ex-presidente.

Último encontro dos dois

A ex-presidente Dilma voltou a se encontrar com Francisco no ano passado, em 2024, já como presidente do Banco dos BRICS.

Já Francisco presenteou Dilma com alguns de seus documentos, como a encíclica “Laudato Si’” e a exortação apostólica “Laudate Deum”, e uma escultura em bronze com as escritas “amar” e “ajudar”.

A morte do papa Francisco foi confirmada na madrugada desta segunda-feira (21) pelo Vaticano.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.