Belo Horizonte
Itatiaia

Deputados aprovam projeto que prevê detector de metais e policiamento no entorno de escolas de MG

Projeto previa inicialmente que escolas poderiam contratar segurança armada, mas alteração permite policiamento ostensivo apenas no entorno dos locais de ensino

Por

Com 64 votos favoráveis e nenhum contrário, os deputados mineiros aprovaram, na manhã desta quarta-feira (18), o Projeto de Lei nº 3.595/2022, do deputado Bruno Engler (PL), que propõe medidas de segurança em todas as escolas da rede estadual de ensino em Minas Gerais. O objetivo é reforçar a proteção de alunos, professores, funcionários e do patrimônio escolar.

O texto inicial determinava que as escolas poderiam contratar empresas especializadas em segurança patrimonial armada e ostensiva.

Uma emenda, apresentada pela deputada Beatriz Cerqueira (PT), retirou a autorização para segurança armada, mantendo apenas a vigilância patrimonial.

O texto autoriza medidas como a instalação de detectores de metais, a designação de policiais militares da reserva ou da ativa (fora do horário de trabalho e mediante pagamento) e o policiamento ostensivo no entorno das escolas, mas não dentro delas.

Na justificativa à apresentação do projeto, Engler defendeu que a segurança nas escolas não deve ser vista como um gasto, mas sim como um investimento para garantir um ambiente propício à educação de qualidade.

Por

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.