O deputado federal Igor Timo (PSD) foi eleito nesta terça-feira (17) como coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional, grupo formado pelos 53 deputados federais e os três senadores do Estado. Ele venceu o emedebista Newton Cardoso Júnior, por 25 a 9, e substituirá o deputado Luiz Fernando Farias (PSD) no cargo.
Conforme antecipado pela Itatiaia, Timo acabou compondo uma chapa com Paulo Guedes (PT), que desistiu da candidatura, assim como Greyce Elias (Avante), que se aliou a Newtinho, como é conhecido o presidente estadual do MDB. A composição, que
Enquanto o pessedista recebeu o apoio de parlamentares da base do governo, Newton se aliou a integrantes da oposição, como o senador Cleitinho (Republicanos). O presidente estadual do MDB também recebeu o endosso da deputada Greyce Elias (Avante), que desistiu de sua candidatura.
A votação foi secreta, realizada de maneira presencial e em cédulas. Dos políticos de maior projeção no Estado atualmente, apenas o senador Cleitinho e o deputado André Janones (Avante) compareceram à votação.
Cotado ao governo de Minas e correligionário de Timo, o senador Rodrigo Pacheco (PSD) foi o único dos três representantes na Casa Alta a se ausentar, assim como o deputado Nikolas Ferreira (PL), principal nome da oposição bolsonarista.